Chuvas dos últimos dias amenizam problemas de abastecimento em Brusque

Há projeto para que água da região central seja levada às regiões mais problemáticas

Chuvas dos últimos dias amenizam problemas de abastecimento em Brusque

Há projeto para que água da região central seja levada às regiões mais problemáticas

As chuvas recentes amenizaram os problemas de abastecimento de água em Brusque, conforme relata o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Dejair Machado.

O dirigente afirma que, principalmente para os sistemas isolados, o auxílio das chuvas foi muito importante no final do ano, deixando a situação estável. No caso da região central, não havia preocupações, mesmo com a estiagem.

“O Ribeirão do Mafra, a região do Dom Joaquim, Zantão, toda a região ali foi muito ajudada pela chuva. Hoje, nossos sistemas estão normalizados. Mas nosso planejamento não vai ser interrompido por causa disso, porque não sabemos até quando isso vai continuar, se vamos entrar em um período de muita estiagem depois.”

Há um projeto para que água da região central seja levada às regiões mais problemáticas, como Thomaz Coelho, Cedro Alto e Cedrinho. “É uma rede grande, que já vai servir depois para interligarmos na nova estação [de tratamento de água, ETA] da Cristalina. Pretendo começar esta rede, com 9,1 km, já em janeiro ou fevereiro. Aí vamos solucionar a área mais afetada pela estiagem.”

Mesmo em caso de uma nova estiagem, o Samae espera resolver o abastecimento das regiões mais afetadas com esta rede no início de 2021. “Nós instalamos um filtro, que opera há cerca de um mês na área central, que aumentou a produção em torno de 20%. temos água suficiente para levar um pouco aos locais que têm dificuldade.”

A obra será terceirizada porque, de acordo com Machado, o Samae não pode deslocar todas as suas equipes ao local, já que isto impediria o deslocamento para manutenções em outras áreas da cidade. A rede deverá ser um reforço importante no abastecimento.

“No Ribeirão do Mafra, limpamos um filtro, com areia nova, no próximo domingo vamos limpar outro. Antes não tínhamos nem como fazer esta troca de filtros, para que a estação não parasse. Mas como se restabeleceu uma certa normalidade na região, temos que fazer as melhorias necessárias. É uma região que cresceu, com casas geminadas, com loteamentos. Cresceu o consumo. A chuva amenizou, mas não solucionou.”

O diretor-presidente do Samae também afirma que a expectativa é que a ETA da Cristalina esteja pronta até o final de 2022. No momento, as obras estão na fase de terraplanagem.

As chuvas

De acordo com relatório da Defesa Civil de Brusque divulgado na segunda-feira, 7, choveu 61,3 milímetros nas últimas 96 horas até então, com variações pela região. Os maiores índices foram registrados na parte norte da cidade. Alguns pontos chegaram a 100 milímetros, e há perspectivas de mais chuvas até quarta-feira, entre 20 e 60 milímetros.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo