Brusque é a quinta cidade do país com menor tempo de abertura de empresas
Mapa de Empresas nacional destacou cinco municípios catarinenses
Brusque ficou em 5º lugar dente os municípios brasileiros com os menores tempos de abertura de empresas. Dos dez primeiros, cinco são catarinenses. Segundo o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia, Santa Catarina abriu mais de 73 mil novos negócios no primeiro quadrimestre deste ano.
Em 2021, um levantamento do Sebrae/SC dentre os dez municípios catarinenses participantes do Programa Cidade Empreendedora que são mais ágeis no processo de abertura de empresas em Santa Catarina colocou Brusque em segundo lugar.
Na data, o tempo médio brusquense era de 13,57 horas para abertura de uma empresa. De acordo com o Mapa de Empresas nacional, a média foi para 4 horas e 33 minutos.
Destaques catarinenses
Os dois primeiros lugares são catarinenses: Xaxim e Mafra. Em 4º vem Criciúma e, após Brusque em 5º, está Navegantes em 8º. Confira o tempo médio de abertura de empresas em cada município:
Xaxim: 3 horas
Mafra: 4 horas e 1 minuto
Criciúma: 4 horas e 11 minutos
Brusque: 4 horas e 33 minutos
Navegantes: 5 horas e 36 minutos
Em relação ao menor tempo relativo à análise de viabilidade de endereço, fase na qual o município informa se a atividade econômica pretendida pode ser exercida no local selecionado, o relatório Mapa de Empresas aponta a cidade de Xanxerê entre as 10 mais rápidas, no qual ocupa a oitava posição, com um tempo de 1 hora e 32 minutos.
Quando se trata das capitais dos estados, Florianópolis continua entre as mais rápidas do Brasil na abertura de empresas, na quarta posição, com um tempo total de 14 horas.
Quando analisados os estados, Santa Catarina conta com um tempo total, entre viabilidade e registro, de 1 dia e 21 horas, uma variação de -9 horas em relação ao último quadrimestre de 2021.
Santa Catarina também se destaca entre os que registraram o maior crescimento percentual no número de empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2022, com uma alta de 20,7% em relação ao último quadrimestre de 2021 e 1,4% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021, com 73.860 novos negócios. O estado conta com 1.160.372 empreendimentos ativos, segundo o Observatório da Jucesc.