Brusque está entre as dez cidades catarinenses que mais receberão recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS em 2013. As estimativas de valores para a cidade apontam um montante aproximado de R$ 68,2 milhões, cálculo feito sobre o orçamento estadual, a partir do Índice de Participação dos Municípios – IPM, e proporcionalidade com o movimento econômico municipal. O repasse é feito via Governo do Estado de Santa Catarina que teve seu orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa de R$ 13,9 bilhões.
Os recursos que retornam a Brusque deixam a cidade na oitava posição entre os municípios catarinenses com maior arrecadação de ICMS. De 2012 para este ano, está previsto aumento de 8% na arrecadação.
Por ser a maior fonte de receitas que entra no orçamento municipal, o retorno de ICMS é primordial para o cumprimento das obrigações administrativas e, principalmente, para o desenvolvimento de obras e serviços em prol da população. Para o secretário de Orçamento e Gestão, a economia brusquense se mostra suficientemente dinâmica para permitir o crescimento projetado no retorno de ICMS contribuindo decisivamente no salto de qualidade na gestão pública necessário para atender adequadamente o ritmo de crescimento de nossa cidade, impulsionado principalmente pela crescente diversificação e criatividade do setor industrial e comercial.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Brusque