Brusque é pré-selecionada para instalação de Eletroposto para recarregar veículos elétricos
Estação Semirrápida ficará no Supermercado Bistek
Brusque poderá ter a primeira Estação Semirrápida de um Eletroposto, da Celesc, até junho deste ano. Caso passar em vistoria presencial, feita pela empresa de energia e pela Fundação Certi, que também integra o Programa de Eficiência Energética, o Supermercado Bistek receberá a estação.
O supermercado no município integra lista dos parceiros pré-selecionados, por meio de uma chamada pública, para ampliação do Corredor Elétrico Catarinense nos próximos meses. O período de vistoria segue até 13 de março.
De acordo com informações da Celesc, os critérios para seleção considerou a vontade de cobrir a BR-101, que liga Santa Catarina com o Rio Grande do Sul e Paraná, como também o início da expansão ao interior do estado.
Para as estações semirrápidas, consideraram-se os estabelecimentos que estivessem localizados mais próximos de centros urbanos e que ofertam serviços adicionais.
“Nossos critérios evidenciam a relação de compromisso entre expansão da cobertura e a distância entre as estações, de modo a possibilitar segurança de estado de carga da bateria aos condutores para trafegar entre os pontos, mas permitindo um alcance maior da iniciativa”, comenta Marco Gianesini, gerente do Departamento de Projetos e Construção do Sistema Elétrico.
Calendário dos próximos passos
Em Santa Catarina, foram contempladas cinco empresas na modalidade Estações Rápidas, que inclui postos de combustíveis e uma praça de pedágio, e 16 empresas que devem ter as Estações Semirrápidas, como supermercados, prefeitura, restaurante e até shoppings centers.
O processo está na fase da vistoria presencial para validação, que iniciou nesta segunda-feira, 17, e segue até 13 de março, quando também serão divulgados os aprovados.
Após isso, ocorre a formalização dos termos de cooperação da parceria até 10 de abril. Caso tudo ocorra dentro do planejado, a instalação e comissionamento das estações devem ocorrer até 30 de junho.
Eletroposto e o projeto
O projeto é uma iniciativa da Celesc Distribuição S.A., dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estuda o carregamento de veículos elétricos, os impactos na rede de distribuição e a forma de inserção dos eletropostos no mercado nacional.
A operação-piloto, desenvolvida pela Fundação Certi, conta com eletropostos prontos para utilização dos usuários de veículos elétricos.