+

Brusque é uma das selecionadas para participar de programa alemão

Programa "50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015" visa a elaboração de propostas voltadas à preservação do meio ambiente

Brusque é uma das selecionadas para participar de programa alemão

Programa "50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015" visa a elaboração de propostas voltadas à preservação do meio ambiente

Brusque está entre as 50 cidades de todo o mundo escolhidas para participar do programa “50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015” – projeto global de iniciativa do governo da Alemanha que visa a elaboração de propostas voltadas à preservação do meio ambiente.

O primeiro encontro entre os representantes das cidades selecionadas acontece nesta segunda-feira, 23, na Nicarágua, na América Central, onde haverá uma apresentação do projeto, e o primeiro contato com o grupo de trabalho alemão. Uma comitiva brusquense vai participar do evento, que terá todos os custos financiados pelo governo da Alemanha.

“O governo alemão está promovendo este projeto a nível mundial, e escolheu 50 cidades para implementar programas de preservação ao meio ambiente e ao clima. Brusque foi uma das cidades escolhidas devido à sua descendência germânica e a proximidade com Karlsruhe – cidade irmã de Brusque”, diz o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e coordenador do grupo de trabalho brusquense, Diego Furtado.

De acordo com ele, seis pessoas vão fazer parte do grupo em Brusque, no entanto, apenas três viajam para a abertura do evento. “São quatro pessoas da prefeitura, e mais duas professoras da Unifebe. Desta vez, apenas três irão para a Nicarágua participar do workshop. Na metade do ano, haverá um curso de duas semanas na Alemanha, e provavelmente todos os integrantes do grupo participarão”, destaca.

Na Nicarágua acontecerá a apresentação do projeto como um todo e também das propostas pré-elaboradas em cada município. “Vamos apresentar os projetos que desenvolvemos, e com a aprovação do comitê alemão, serão colocados em prática os que são mais viáveis para a cidade. O financiamento de todos os projetos que serão desenvolvidos nos municípios será feito pelo governo alemão”, afirma.

Para o primeiro encontro, a comitiva brusquense vai apresentar quatro propostas: aplicação da tecnologia fotovoltaica – geração de energia através da luz do sol; criação e implementação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) em torno do município; qualificação da coleta seletiva na cidade; e elaboração de um diagnóstico e planejamento de gestão de toda a bacia hidrográfica do rio Itajaí-Mirim. “Estamos muito empolgados por Brusque estar fazendo parte de algo maior, de um projeto de ação global. Brusque, de certa forma está inserida nesse contexto global. Estamos pensando global, mas agindo local”, ressalta.
Parceria

O propósito fundamental do projeto “50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015” consiste em incentivar e promover a cooperação técnico-profissional de municípios alemães com suas contrapartes no hemisfério sul do globo, nas áreas da mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Para incentivar o envolvimento dos municípios, todas as despesas referentes à viagem e ao envolvimento dos participantes será custeada pelos idealizadores do evento.

O projeto é executado em nome do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e conta com o apoio oficial das seguintes confederações municipais da Alemanha: Deutscher Städtetag (Associação Alemã das Cidades, mediante duas deliberações do conselho diretor); Deutscher Städte- und Gemeindebund (Confederação Alemã de Cidades e Municípios); Deutscher Landkreistag (Associação Alemã dos Distritos).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo