Brusque está entre as 100 cidades que mais geraram empregos no último ano no Brasil
Dados são referentes ao período entre setembro de 2020 e agosto de 2021
Brusque está entre as 100 cidades que mais criaram vagas formais de trabalho no país no intervalo de um ano. Ou seja, no período entre setembro de 2020 e agosto deste ano. O dado foi divulgado na última semana pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Ao logos de 12 meses a cidade registrou 6.013 novos postos de trabalho. A presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Cássia Conti, avalia com entusiasmo os resultados.
“Isso comprova o que sempre temos acompanhado, que somos um povo muito trabalhador e ordeiro. O que é interessante é que somos associativistas, com entidades e grupos fortes, somos muito organizados”, conta.
Rita explica que essas características da cidade resultam em maior flexibilidade durante crises. “Se há demanda, conseguimos dar uma resposta. Somos um polo de várias frentes, atendemos aos pedidos, sendo no comércio e principalmente na indústria”, continua.
Segundo ela, a cidade conta com mão de obra qualificada, que já está com empregabilidade. “Mas gostaríamos de mais, sempre temos números pró-emprego. Ou seja, sempre necessitando de mais mão de obra”, completa.
Em Santa Catarina, são 11 municípios entre as 100 cidades que mais geraram emprego. Sendo que nenhuma cidade catarinense aparece entre as 100 com pior desempenho.
Leia também:
– Onde está o emprego em Brusque: veja os setores que mais contrataram no município.
O melhor resultado no estado é de Joinville. No período, a maior cidade catarinense teve um saldo de 22.199 postos de trabalho. Trata-se do 15º lugar do Brasil. Em seguida, aparecem Blumenau (14.372), São José (14.157), Florianópolis (13.514), Itajaí (12.556), Chapecó (8.046), Jaraguá do Sul (6.743), Criciúma (6.580), Palhoça (6.522), Balneário Camboriú (6.105) e, por fim, Brusque.
Santa Catarina em destaque
Para o governador Carlos Moisés, o resultado representa a competitividade de todas as regiões de Santa Catarina. Em números gerais, o saldo do estado é de 234.660 postos, o terceiro melhor do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, os mais populosos do país.
“Mês após mês, a nossa economia vem dando sinais de uma vigorosa recuperação. Em Santa Catarina, 95,9% dos municípios têm mais contratações do que demissões, o que representa o maior percentual do Brasil. Todos os setores estão contratando, fruto de uma condição fiscal e jurídica diferenciada. Seguiremos trabalhando incansavelmente para atingir resultados cada vez melhores”, diz o governador.
De acordo com o governo do estado, Santa Catarina também é o único estado do Brasil onde o número de demissões sem justa causa é menor do que os desligamentos a pedido do empregado. O estado catarinense também tem o menor percentual de vínculos encerrados por óbito do trabalhador. São 0,43% do total de desligamentos nos últimos 12 meses.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, atribuiu os resultados positivos à diversificação e ao trabalho conjunto.
“Somos um estado pujante com uma economia diversificada, temos vagas abertas em praticamente todos os setores. Dados que colocam a economia catarinense em destaque nacional, acima da média. Muitos desses resultados são consequência de um trabalho em conjunto que fortalece o setor produtivo, atrai novas empresas e incentiva a expansão de outras. Cuidar do emprego e também cuidar da saúde, esta é a receita que mostra que estamos preparados para ter um dos melhores verões da história”, destacou.
Confira ranking catarinense
O Governo de Santa Catarina divulgou o resultado dos municípios catarinenses no top 100 cidades da geração de empregos no Brasil:
– Joinville – 15º lugar , com 22.199 vagas
– Blumenau – 28º lugar, com 14.372 vagas
– São José – 29º lugar, com 14.157 vagas
– Florianópolis – 30º lugar, com 13.514 vagas
– Itajaí -32º lugar, com 12.556 vagas
– Chapecó – 56º lugar, com 8.046 vagas
– Jaraguá do Sul – 66º lugar, com 6.743 vagas
– Criciúma – 71º lugar, com 6.580 vagas
– Palhoça – 75º lugar, com 6.522 vagas
– Balneário Camboriú – 82º lugar, com 6.105 vagas
– Brusque – 86º lugar, com 6.013 vagas
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube