Brusque executa grande virada sobre Criciúma e continua na liderança do Catarinense
Edu marcou duas vezes, chegando à artilharia isolada do campeonato
O Brusque venceu o Criciúma por 3 a 1, de virada, na noite deste domingo, 1º, no Heriberto Hülse, e segue na liderança do Campeonato Catarinense. Após um golaço de Carlos César de falta, o Marreco chegou à vitória com dois gols de Edu e um de Marco Antônio. A equipe de Jersinho Testoni chega a oito jogos sem derrota no ano, sendo seis partidas de invencibilidade no estadual.
Jogo “mais ou menos”
O primeiro tempo começou prometendo muito mais do que realmente foi entregue. As duas equipes tinhas muitas dificuldades em criar chances. O Criciúma, por estilo de jogo. O Brusque, por encontrar um adversário bem postado.
O Tigre tinha como principal personagem o experiente lateral-direito Carlos César. Toda jogada passava pelo camisa 2, que distribuía principalmente para Léo Ceará, João e Daniel Cruz. Aos 18 minutos, foi de Carlos César um chute potente que forçou Zé Carlos a fazer ótima defesa para escanteio.
Aos 20, Léo Ceará chutou cruzado e rasteiro para fora. Cinco minutos depois, Carlos César cruzou, Gustavo Henrique furou o cabeceio e João, sem esperar o sucesso da jogada, acabou isolando.
Gol e tentativa de resposta
Heber Roberto Lopes marcou falta de Ianson em Daniel Cruz aos 33 minutos. Aos 35, após a demora para a organização da barreira, Carlos César cobrou com precisão e guardou. Zé Carlos sequer conseguiu reagir, e só pôde olhar a bola estufar as redes.
O Brusque tentou acordar e encontrar os espaços que não havia encontrado com uma atuação abaixo da média. Aos 38, Marco Antônio chutou após entrar na área. O remate rasteiro passou à esquerda do goleiro Paulo Gianezini. Três minutos depois, Aírton dominou uma bola invertida de forma espetacular e deixou Carlos César na saudade. Em vez de cruzar, surpreendeu Gianezini com uma bomba. O arqueiro, no contrapé, se obrigou a fazer excelente defesa para escanteio.
Continua após o anúncio
O despertar do Marreco
Não demorou muito para o Brusque mostrar do que é capaz. Aos três minutos, Alex Sandro fez boa jogada e chutou para o gol. Gianezini fez boa defesa. No rebote, Aírton tentou de primeira. O goleiro fez nova defesa, mas a bola foi para o meio da área. Ali, estava Edu, que fuzilou e empatou a partida.
O Criciúma já não conseguia mais nada no segundo tempo, com Carlos César bastante desgastado, assim como outros jogadores importantes, como Foguinho. Aos 13 minutos, Alex Sandro iniciou jogada quase igual à do gol. Mas após duas defesas do goleiro, a zaga afastou o perigo.
Aos 16, talvez a grande chance do Criciúma para voltar à frente do placar. Léo Ceará fez boa jogada e bateu forte, rasteiro. A bola explodiu no pé da trave esquerda de Zé Carlos.
Virada e controle
Aos 20 minutos, Marco Antônio partiu com a bola dominada e mandou uma bomba. A bola desviou no estreante Vitão, zagueiro do Criciúma, e matou qualquer chance de defesa para Paulo Gianezini. O Brusque já vencia a partida.
A partir de então, o Criciúma se lançou ao ataque, dando os espaços que o Brusque gosta para jogar no contra-ataque. Aos 23, Marco Antônio driblou, chegou a linha de fundo e cruzou. Alex Sandro bateu com estilo e Gianezini fez ótima defesa para escanteio.
O quadricolor liquidou a fatura aos 38 minutos. Após ataque do Criciúma, a torcida pediu pênalti com mão de Ianson em disputa de bola. O jogo seguiu, e o Brusque partiu em velocidade. Alex Sandro fez o passe, Marco Antônio deixou para Edu. O camisa 9 teve tempo de dominar, olhar e bater cruzado, no canto direito de Gianezini. Gol do Brusque e artilharia isolada do Catarinense para o centroavante.
O Criciúma ainda tentou ataques para tentar se recuperar, mas não esteve perto de empatar. Aos 41, Taylon chutou de fora da área e a bola foi desviada, passando perto do gol de Zé Carlos. Nada mais. O Brusque venceu quatro dos chamados cinco grandes: Joinville, Avaí, Chapecoense e Criciúma. Falta o Figueirense, na nona e última rodada da primeira fase.
Criciúma 1×3 Brusque
Campeonato Catarinense
7ª rodada
Domingo, 1º de março de 2020
Heriberto Hülse, Criciúma
Público total: 3.570
Renda: R$ 54.145
Criciúma: Paulo Gianezini; Carlos César, Rodrigo Milanez, Vitão, Bruno Oliveira; Christofer (Jajá 24′-2ºt), Adenílson; Foguinho, Léo Ceará (Eduardo 30′-2ºt), Daniel Cruz; João (Taylon 24′-2ºt).
Técnico: Roberto Cavalo
Brusque: Zé Carlos; Gustavo Henrique (Ruan 36′-2ºt), Ianson, Everton Alemão, Aírton; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus; Alex Sandro (Dandan 35′-2ºt), Thiago Alagoano, Marco Antônio; Edu (Cleyton 44′-2ºt).
Técnico: Jersinho Testoni
Trio de arbitragem: Heber Roberto Lopes (Luiz Alves), auxiliado por Kleber Lucio Gil (Florianópolis) e Eli Alves Sviderski (Luiz Alves).
Gols: Carlos César (35′-1ºt); Edu (3′-2ºt e 38′-2ºt) e Marco Antônio (20′-2ºt).