Brusque fica no empate com Atlético-GO e é eliminado da Copa do Brasil
Time abriu o placar com Hélio Paraíba e sofreu o empate em 1 a 1 no segundo tempo
Time abriu o placar com Hélio Paraíba e sofreu o empate em 1 a 1 no segundo tempo
Pelo segundo ano consecutivo, o Brusque é eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Jogando em casa contra o Atlético-GO, o time ficou no empate em 1 a 1, o que favorecia o visitante. Hélio Paraíba marcou para o Bruscão, enquanto André Luis fez o gol do Dragão.
A partida foi no Augusto Bauer, na noite desta quarta-feira, 13. A torcida fez sua parte e compareceu em grande número, fazendo bonita festa no Gigantinho. A equipe agora concentra todas as suas forças no Campeonato Catarinense. O próximo compromisso é neste domingo, 17, contra o Avaí.
Perfume de gol
A colônia que Hélio Paraíba usa é feita de gols. Em um primeiro tempo duro, com a marcação apertada do Dragão, somente a fase incrível do goleador do Bruscão poderia furar a defesa adversária. O Brusque começou nervoso, errando passes, e contando mais com a incompetência adversária para criar boas jogadas do que com as próprias forças.
Desde a saída de bola na zaga, o Bruscão sofria pra conseguir soltar as bolas. Improvisado com Ianson na direita – Zé Mateus estava lesionado e Edilson suspenso -, o time não conseguia articular possibilidades de sair com a bola. A torcida foi perdendo a paciência, na medida que tomava sustos com o adversário.
Ao Dragão, o empate interessava. Era por isso que marcava como doido, e não se arriscava tanto assim no primeiro tempo. O time tentava aproveitar algumas bolas alçadas na área e rebatidas com chutes de fora, mas não houve precisão. Gilsinho era quem mais buscava a finalização.
As coisas só melhoraram depois dos 40 minutos. Aos 41, Jefferson Renan cortou e chutou para o gol, a bola caprichosamente tocou no travessão. Ela sobrou limpa com Maranhão, que, escancarado, sem goleiro, perdeu ao mandar por cima. A pressão continuou, e deu certo aos 46: Douglas Silva cortou bola pra frente de cabeça, ela quicou e enganou a dupla de zaga do Dragão, sobrando livre com o matador. Hélio não perdoou, deu um toquezinho único com o lado externo do pé e ela morreu no fundo da rede.
Cochilo fatal
Diferente do primeiro tempo, o Brusque segurou mais a bola no início do segundo. Tinha o resultado ao seu favor, portanto teve postura mais defensiva. Contudo, a estratégia não foi das melhores. Ao invés de matar o jogo, o time se contentou com 1 a 0, o que não durou por muito tempo. A melhor chance do quadricolor foi aos 4 minutos, quando Hélio Paraíba dominou na meia-lua da área, girou e chutou, e Kozlinski praticou grande defesa.
Um cochilo da zaga foi o suficiente para a eliminação. A bobeira foi fatal: aos 24 minutos, no contragolpe, a bola chegou em Matheusinho na pequena área. Ele escorregou, mas mesmo caído descolou o passe para André Luis. O atacante havia acabado de entrar, e chapou na bola para mandar para as redes.
A partir daí, o Brusque se perdeu completamente. O time ficou nervoso, os passes não encaixavam mais. Na medida que o time errava, a torcida também se irritava. Nada deu certo, e o goleiro Koslinzki sequer precisou fazer grandes defesas. O time do Dragão jogou com o regulamento embaixo do braço e foi feliz ao segurar o resultado.
Ao apito final do árbitro, a grande torcida do Bruscão que se fez presente no Gigantinho teve que voltar pra casa amargando mais uma eliminação na sua história de Copa do Brasil. Com a desclassificação, o Brusque perde também uma grande quantia em dinheiro: R$ 625 mil, que vão fazer muita falta ao time do Vale, e agora reforçam os cofres do time goiano.
Ficha técnica
Brusque
Paulo Sérgio
Ianson
Douglas Silva
Neguete
Airton
Valkenedy
Karl
Clebinho (Beltrame)
Maranhão (Vicente)
Jefferson Renan (Vitor Junior)
Hélio Paraíba
Téc. Marcelo Caranhato
Atlético-GO
Kozlinski
Moacir
Lucas Rocha
Gilvan
Jonathan
Pedro Bambu
Washington (Andre Luis)
Matheus
Jorginho
Gilsinho (Moraes)
Mike
Téc. Wagner Lopes
Data: 13/02/2019
Local: estádio Augusto Bauer, em Brusque
Hora: 20h30
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos e Felipe Gustavo Schmidt
Gols: BRU -Hélio Paraíba (41 min, 1º T); ATL – André Luis (24 min, 2ºT)
Cartões amarelos: BRU – Karl, Clebinho ATL – Gilvan, Jonathan
Público: 1.872
Renda: R$ 54.980