Brusque ganha central de monitoramento e mais câmeras de segurança
Novo prédio do Centro de Operações da Polícia Militar foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 30
Novo prédio do Centro de Operações da Polícia Militar foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 30
O novo prédio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 30, na sede do 18º Batalhão da PM. A estrutura de dois andares comporta também a sala do comando e almoxarifado. Foram entregues oficialmente dez novas câmeras do programa Bem-Te-Vi, parceria do governo do estado com a prefeitura.
A solenidade contou com a presença de autoridades, entidades empresariais e a banda da Infantaria do Exército Militar. Alguns policiais que se destacaram em operações foram homenageados, assim como entidades e empresas parceiras da polícia. Os policiais que venceram a 2ª Corrida Rústica da PM também foram homenageados com a entrega de medalhas.
A construção do novo prédio para o Copom era bastante esperada pela PM e acabou demorando mais do que o previsto, devido à burocracia e escassez de recursos. Com isso, acabou atrasando também a implantação das câmeras Bem-Te-Vi, pois a intenção era instalar os equipamentos já na nova estrutura. “Obra pública sempre acaba atrasando. Mas o resultado está aí e foi melhor do que imaginávamos”, comemora o comandante da PM, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro.
Com a instalação das dez câmeras, Brusque passa a ter 40 câmeras, sendo que 30 funcionam pelo sistema via rádio e podem ser levadas para qualquer lugar, por não dependerem de fiação. Já com a qualidade das novas câmeras do programa Bem-Te-Vi, de fibra óptica com giro de 360 graus, a Polícia Militar terá maior facilidade para identificação e refinamento das imagens. Além de poder acompanhar em tempo real toda a movimentação com mais precisão. “Agora poderemos utilizar a tecnologia em favor da população e Polícia Militar”, afirma.
A obra teve um custo total de aproximadamente R$ 500 mil, realizada apenas com os recursos do Fundo Municipal da Polícia Militar (Fumpom). Para o tenente-coronel, agora os policiais terão um local adequado de trabalho, com conforto e qualidade.
Possibilidade de expansão
A nova estrutura do Copom permite a expansão de câmeras de monitoramento no município. Segundo o comandante Gomes, a intenção é de nos próximos dias pleitear com a prefeitura a implantação de mais 20 câmeras via rádio. “Colocaríamos os novos equipamentos em áreas com mais incidência de crimes, como na passarela do terminal e no bairro Águas Claras”. Ele ressalta que as novas câmeras teriam uma qualidade melhor do que as que já existem na cidade, com mais zoom.
Além disso, no novo espaço há a possibilidade de interligar as câmeras de Guabiruba, para que o monitoramento seja feito no Copom de Brusque. Porém, para que isso ocorra, é necessário solicitar à central de suporte da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o que deve ocorrer em breve.
Segundo o comandante Gomes, além dos dois policiais que ficam 24 horas por dia no Copom, a intenção é colocar um agente temporário durante os horários de maior movimentação para o monitoramento das câmeras. A vantagem do programa Bem-Te-Vi é que as imagens permanecem gravadas no sistema por até 30 dias, sendo possível investigar posteriormente uma suspeita de crime.