X
X

Buscar

VÍDEO – Luan Carlos após Brusque x Grêmio: “temos que fazer algo melhor do que no primeiro turno”

Treinador pontua evoluções na equipe e projeta o segundo turno

O técnico Luan Carlos respondeu às perguntas dos jornalistas após o empate do Brusque com o Grêmio na noite desta terça-feira, 19, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Luan Carlos agradeceu à torcida quadricolor pela presença e pelo apoio, fez um balanço do primeiro turno da Série B e projetou a segunda metade da competição. Também fez elogios a Álvaro e Éverton Alemão, e se disse satisfeito com a atuação do Brusque diante do Grêmio, explicando pontos específicos da partida.

Assista à coletiva na íntegra e leia alguns destaques:

Jogo

“Quero agradecer demais a presença do torcedor, que nos apoiou o tempo todo, que, de fato, foi o nosso 12º jogador. E vejo, em relação à equipe, dois aspectos importantes: acho que, num jogo de futebol, você controla, e em alguns momentos, você domina. Quando você está sendo dominado pelo adversário e ele está melhor do que você, você tem que saber controlar o jogo.”

“A gente soube controlar o jogo em alguns momentos, quando foi necessário. Em outros, a gente soube dominar. Quando o adversário abaixou as linhas, a gente soube controlar bem os espaços, trocar o corredor de ataque. Acho que este foi um dos fatores mais interessantes da nossa equipe.

“A gente teve bastante equilíbrio nas transições defensivas, principalmente. Ao perder a bola, em menos de cinco segundos, a gente recuperava, e é o que a gente está tentando implementar na equipe. Então isto me deixou muito feliz.”

“A gente entende que o Grêmio tem uma forma de marcação muito interessante, tanto é que é a melhor defesa do campeonato. Mas também é claro que existem pontos a serem explorados. Dentro destes pontos, a gente desenhou duas, três formas de ataque e fizemos elas durante todos o jogo. Uma delas resultou em gol, a gente apostava muito na nossa bola parada ofensiva.

Justiça

Pelo que a gente jogou, a gente merecia, talvez, até um resultado melhor. Mas vejo que, pela qualidade do adversário, pela organização do Grêmio também, acho que um empate, não sei se justo, mas acho que as duas equipes mereciam, talvez até com mais gols, pelo que foi criado, pelo que foi jogado. Mas o resultado, dentro daquilo que foi o rendimento dos dois times, é merecido para os dois.”

“Mas concordo que, se tivesse que ter um vencedor, pelo que a gente se entregou, pela forma com que jogou, e com a superação que teve também nas ações de jogo, o Brusque seria, com certeza, o merecedor disto [vitória].”

Evolução

“A gente ficou analisando os últimos jogos da equipe durante a semana, e desde o segundo tempo do jogo contra o Bahia, a gente vem gostando muito dos comportamentos da nossa equipe. Muita agressividade, competindo muito, a competição exige isso. (…) Se você não der retorno para aquilo que o campeonato está exigindo, não vai conseguir bons resultados.”

Reação

“Confesso que me assustou o gol cedo do Grêmio, no segundo tempo. Mas a reação da equipe foi muito positiva. Este é outro lado interessante do jogo, também. Porque a gente estava bem, volta para o segundo tempo confiante em abrir o placar, em sustentar um bom resultado, e toma o gol. A equipe foi muito madura e conseguiu buscar o gol de imediato. Conseguiu criar situações ali até para fazer o segundo gol, criou condições para isto.”

Fim do turno

O balanço é positivo. Estamos falando de um clube que precisa muito, novamente, permanecer na Série B. Hoje, para o nosso primeiro grande objetivo no campeonato, a gente precisa de 23 pontos. Ou seja, temos que fazer algo melhor do que no primeiro turno. Estamos bem cientes disto, mas também estamos bem confiantes por tudo que a equipe tem entendido no processo de jogo.

“Acho que o principal no futebol não é posicionamento, tática. É comportamento. E o comportamento começa antes dos 90 minutos. É no dia a dia, é na preparação. E eu estou sentindo algo muito positivo no nosso time, na nossa equipe. Isto tende a evoluir.”

“A gente tem que saber para onde quer ir. Qual o nosso objetivo dentro do campeonato? Não pode ser algo aleatório. ‘Ah, vamos subir’. Calma. Calma. A gente tem que entender que ainda está se consolidando na divisão. A gente está tentando se consolidar na divisão. E uma permanência neste ano é fundamental para que isto aconteça. Então, o primeiro grande objetivo: fazer os 45 pontos. A partir daí a gente consegue direcionar nosso esforço.”

“Definimos onde queremos chegar? Como queremos chegar? Aí sim, entra modelo de jogo, forma de competir, e é onde tivemos que colocar a mão para trabalhar este equilíbrio de ataque, defesa, variação de jogo em casa, fora de casa. Porque a gente precisa pontuar aqui e fora.