Brusque inicia aplicação da Coronavac em crianças e adolescentes nesta segunda-feira
Todos os municípios de Santa Catarina foram autorizados a aplicar o imunizante
Todos os municípios de Santa Catarina foram autorizados a aplicar o imunizante
A partir desta segunda-feira, 24, a Vigilância em Saúde de Brusque irá ampliar a vacinação em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que não tenham imunossupressão com a aplicação da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan).
O local permanece o mesmo, na sala de vacinação da Uniasselvi no Centro 2, atendendo o público por ordem de chegada entre 8h e 17h sem fechar para o almoço.
Segundo a Nota Técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), a segunda dose deverá ser ministrada a partir de 28 dias da primeira aplicação. Pais e responsáveis devem ficar atentos a este prazo.
Para serem atendidos, crianças e adolescentes precisam apresentar o cartão SUS, documento de identidade com foto, carteira de vacinação e estar acompanhado de um responsável maior de idade, que também deverá apresentar um documento com CPF, para registro no sistema.
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu no sábado, 22, que todos os municípios de Santa Catarina estão autorizados a iniciar a imunização do público de 6 a 17 anos, que não sejam imunossuprimidos, com a vacina Coronavac, com as doses que estiverem disponíveis em sua rede de frio.
A deliberação foi assinada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro e pelo presidente do Cosems, Daisson Trevisol. A autorização segue as recomendações definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que indicou a utilização apenas para as crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos de idade, que não sejam imunossuprimidos. Para as crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que sejam imunossuprimidas, além das crianças de 5 anos de idade, a vacina indicada segue sendo a Pfizer.
“Precisamos proteger nossas crianças. As vacinas aplicadas no Brasil são seguras e fornecem essa proteção. Estou certo de que nosso Estado seguirá como referência na vacinação também para este público, para isso contamos com o apoio das prefeituras para iniciar o mais rápido possível a aplicação do imunizante”, afirma o secretário André Motta Ribeiro.
A vacina autorizada para uso nesta faixa etária é a mesma dos adultos com 18 ou mais. A aprovação da ampliação de uso do imunizante foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 20 de janeiro, depois da análise de estudos clínicos, dados de eficácia, segurança e imunogenicidade, além de estudos de efetividade que comprovaram os benefícios e a segurança da utilização da vacina na população pediátrica.