X
X

Buscar

Brusque já registrou mais de 1,2 mil focos do mosquito Aedes aegypti e 44 casos de dengue em 2020

Mosquito é transmissor da dengue, zika e chikungunya

Desde o início do ano, Brusque já registrou 1.249 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O bairro Santa Rita segue com maior número, 155; seguido pelo Centro, com 131, Santa Terezinha, 99 e São Luiz, 88. Quanto ao número de casos de dengue, são 44 confirmados, sendo 28 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município de Brusque.

Neste mês de novembro o Programa de combate a Endemias realiza o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), um método de amostragem que tem como objetivo o conhecimento de indicadores entomológicos de forma rápida.

Até o momento foram encontrados 14 focos, número dentro do esperado pelo programa de Combate a Endemias, como explica a coordenadora Letícia Figueredo: “Como aumento no número de focos de forma geral e quatro bairros considerados infestados, esse número no LIRAa está dentro do esperado pela nossa equipe”.

Fique atento aos sintomas da dengue

Em caso de febre, dores de cabeça, no corpo e atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Para dúvidas e denúncias entre em contato pelo telefone do Programa de Combate a Endemias, 47 3110-1017.

Confira boletim completo


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar