X
X

Buscar

Jordan treina normalmente e joga contra o CRB; Diego Jardel segue fora

Técnico Luan Carlos comentou situações dos jogadores em coletiva de imprensa; Éverton Alemão deve ser titular

O técnico do Brusque, Luan Carlos, afirmou que o goleiro Jordan está apto para jogar contra o CRB, às 16h deste sábado, 16, no estádio Rei Pelé, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda sobre escalações e elenco, o treinador afirmou que Diego Jardel segue fora por lesão e que o substituto de Jeferson Bahia, suspenso, será Éverton Alemão. Entre os temas da coletiva de imprensa desta quarta-feira, 13, também estiveram a preparação para as partidas contra CRB e Grêmio, a recuperação dos jogadores, o trabalho do treinador, janela de transferências e arbitragem.


Assim como Toty, que está no departamento médico, Diego Jardel segue indisponível. “O exame dele constatou um aumento na inflamação, então ele está sendo reavaliado. Outro médico está fazendo também uma análise mais completa em relação a outras situações, mas é um atleta cuja recuperação estamos tentando focar ao máximo, para que ele possa voltar 100%”, comenta Luan Carlos.

Jordan, por outro lado, está totalmente recuperado da torção sofrida na segunda-feira, 11. Ele treinou “O Jordan já está 100%, vai para o jogo. Foi só um susto mesmo, uma pequena torção, mas já está tudo bem, tudo certo com ele.”

Durante o treino desta quarta-feira, 13, no Olaria, o atacante Alex Sandro sentiu dores no pé esquerdo e deixou as atividades antes do fim. Luiz Antônio, que estava fazendo trabalhos separados, foi chamado para seu lugar, na composição do time reserva.

Luan Carlos comenta que a equipe tem corrigido alguns comportamentos e posicionamentos ofensivos. A preparação para o jogo contra o CRB foi encerrada no fim da tarde, no Olaria, com uma sequência de treinos iniciada no domingo, 10.

“Estamos com muita dificuldade de achar campos lá para treinar na sexta-feira, devido às fortes chuvas. Conversamos com o CSA, é uma possibilidade, mas o CT também está com dificuldades no campo. Estamos analisando como vamos encerrar aqs atividades na sexta-feira”, explica.

Ainda que haja a expectativa externa para a partida contra o Grêmio no Augusto Bauer nesta terça-feira, 19, o foco está no CRB. “É um jogo pesado. A gente precisa encontrar uma forma de jogar que torne o jogo difícil ao adversário. Isto que vamos tentar fazer. A semana foi totalmente voltada para este jogo específico. É lógico que logo depois tem o jogo contra o Grêmio, mas conversando com a diretoria, a gente fala que o próximo jogo é o mais importante da história do clube. Nosso próximo jogo é contra o CRB, então a gente está bem focado, analisando bem.”

“A gente entende que, para este jogo, vamos precisar de muita concentração nas ações ofensivas. Até porque a gente sabe que chegar no último terço não é tão fácil e, quando chegar, precisamos de uma efetividade cada vez maior. É nisso que a gente tem focado nestes dias de treinamento”, completa Luan Carlos.

Um time provável para começar contra o CRB tem Jordan; Pará, Éverton Alemão, Wallace, Airton; Rodolfo Potiguar, Balotelli; Alex Ruan, Álvaro, Fernandinho; Crislan.

“Nossa ideia é fazer a noite de descanso lá [em Maceió]. Dormir lá, para recuperar bem os jogadores, voltar para cá. A gente chega no jantar. Vamos fazer com que todos os atletas já façam a refeição com o clube para acelerar esta recuperação. Nós não temos um elenco tão grande. É fato que alguns atletas não vão ser relacionados, mas possivelmente podem até iniciar o jogo contra o Grêmio. A ideia é até segurar um outro, não para poupar, mas por entender o nível de desgaste relatado por alguns atletas.”

Janela de transferências

Na coletiva, Luan Carlos criticou a janela de transferências criada pela CBF e posta em prática pela primeira vez em 2022, com abertura em 18 de julho e fechamento em 15 de agosto.

“Haverá reforços, a gente tem analisado bons nomes, mas estão bem difíceis as contratações, o mercado está bem inflacionado. Não sei se essa janela que a CBF criou foi algo positivo para os clubes. Não sei, isto tem que ser analisado, avaliado e reavaliado. Não sei como isso foi planejado. Eu sei que dificultou muito aos clubes e inflacionou muito o mercado. Isto é fato. Não é uma opinião, é um fato, basta a gente observar. E se a gente pegar a opinião de todos os treinadores e dirigentes, será a mesma.”

Arbitragem

Luan Carlos também foi perguntado sobre a pressão que a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) está fazendo sobre a CBF para que os árbitros voltem a receber uma parcela de acordo de patrocínio. Há uma assembleia marcada para a próxima semana.

“Eles podiam aproveitar a paralisação e estudar um pouquinho sobre o VAR, estudar um pouco sobre futebol, porque vejo que a arbitragem no Brasil não é ruim, ela entende muito de regra. Mas talvez entender do jogo também é importante. Eu acho que aquele lance do [Jeferson] Bahia [contra o Novorizontino] não foi pênalti, mas cada um vai ter uma opinião, o cara tava muito próximo, foi movimento natural de um salto. É complicado”, comenta o técnico do Brusque.

“Mas também vejo, por outro lado, que esta paralisação seria também até interessante para a gente entender a importância da arbitragem. É mais uma equipe em campo, são três equipes dentro do jogo. A arbitragem é mais uma equipe que tem sua relevância, tem sua importância e precisa de sua valorização. Mas, ao mesmo tempo, fica nossa cobrança por uma qualificação também. Na CBF Academy pedem que a gente estude. Você não pode atuar como treinador se não tiver licença A, licença B, licença Pro. A arbitragem também precisa de uma licença, de uma reciclagem. E se tem, pode melhorar. Sempre pode”, encerra.