Perto da segunda fase, Brusque segue caminho das melhores campanhas da Série C

Ninguém foi melhor do que o Fortaleza de 2012; média dos quartos colocados é de pouco mais de 27 pontos

Perto da segunda fase, Brusque segue caminho das melhores campanhas da Série C

Ninguém foi melhor do que o Fortaleza de 2012; média dos quartos colocados é de pouco mais de 27 pontos

Com 22 pontos e 81,48% de aproveitamento na Série C do Campeonato Brasileiro, o Brusque se isola cada vez mais de seus concorrentes e, rodada a rodada, torna mais improvável a sua ausência da segunda fase da competição. Com este desempenho, também se aproxima das campanhas recordes no atual formato.

Se, no returno, o Marreco fizer a campanha do vice-líder, Ypiranga (RS), e acumular mais 17 pontos, já terá igualado o Fortaleza com a maior pontuação da história da Série C. Isto considerando o formato, com a primeira fase contendo dois grupos de dez equipes, existente desde 2012.

Para garantir uma vaga na segunda fase da competição, o Brusque tem muito mais de meio caminho andado. O ano com maior pontuação de um quarto colocado foi 2013: 33 pontos no Grupo A, em uma temporada atípica com 11 equipes. A seguir, o Confiança de 2015 passou à próxima fase chegando em quarto lugar do Grupo A, com 31 pontos. São nove a menos do que o Brusque tem ao fim do primeiro turno.

Ao fim das contas, a média de pontuação dos quartos colocados dos dois grupos da Série C desde 2012 é 27,56. Bastam duas vitórias em nove jogos para o quadricolor alcançar esta média, igualando a média das campanhas de um time que termina no limite do G-4.

Queda improvável

O torcedor mais “pé no chão”, que começou a temporada esperando que o Brusque se mantivesse na Série C, já poderia se dar por satisfeito. Em oito anos nesta fórmula, clube nenhum foi rebaixado com 22 pontos. A melhor campanha de um rebaixado foi do São Caetano, em 2014, com 21 pontos. De fato, o Brasiliense foi rebaixado com 30 em 2013, mas numa situação completamente atípica. O Grupo A teve 11 times em função de uma disputa judicial entre Treze (PB) e Rio Branco (AC).

Se o link escrito “exibir versão não AMP” aparece em sua tela, clique ali.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo