Brusque não possui regulamentação para o transporte com carroças
Há cerca de cinco usuários deste tipo de transporte no município
Há cerca de cinco usuários deste tipo de transporte no município
Brusque ainda não possui regulamentação específica para o uso de carroças com animais. A justificativa dos órgãos competentes é de que há pouca demanda deste transporte no município e de que não há registros de problemas relacionados ao seu uso.
Informação extraoficial dá conta de que há cerca de cinco carroceiros atualmente na cidade e que trabalham em bairros mais afastados do Centro.
O major da Polícia Militar, Otávio Manoel Ferreira Filho, responsável pelo setor de Trânsito, explica que como não há legislação sobre o assunto, não há como restringir o uso das carroças. Ele observa que como são poucos usuários em Brusque, não há necessidade de uma legislação neste momento.
Assim como o major da PM, o diretor da Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram), Luis Henrique Blumer, afirma que o uso de carroças não ocasionam transtornos para o trânsito do município. Até hoje não houve registros de congestionamentos ou acidentes. Porém, ele destaca que poderia ter uma legislação preventiva, alertando os carroceiros sobre locais e horários que poderiam fazer uso do transporte.
“Vejo que poderíamos pensar em uma regulamentação a médio prazo para oferecer conhecimento aos carroceiros e também à comunidade”, afirma Blumer.