Brusque termina 2022 com derrota categórica para o Grêmio em Porto Alegre
Quadricolor teve atuação inofensiva e sofreu seu maior revés na temporada, com três gols de diferença
Pela última rodada da Série B do Brasileiro, o Brusque foi derrotado por 3 a 0 pelo Grêmio, na noite desta quinta-feira, 3, na Arena do Grêmio. Guilherme abriu o placar, Gabriel Silva ampliou, ainda no primeiro tempo, e marcou o terceiro na segunda etapa. Com o resultado, que foi sua maior derrota da temporada o quadricolor encerra o campeonato com o pior ataque da história da Série B de pontos corridos: 21 gols em 38 jogos.
A equipe brusquense é a 18ª colocada da Série B, com 34 pontos, e pode terminar na vice-lanterna, caso o Operário pontue contra o Novorizontino neste domingo, 6. A temporada 2022 foi encerrada com uma sequência de dez jogos sem vitória: são sete derrotas e três empates.
Como visitante, o quadricolor não vence há 12 jogos. O último triunfo foi obtido em 17 de junho: 1 a 0 sobre o Criciúma no Heriberto Hülse. Desde então, foram oito derrotas e quatro empates.
O jogo marcou a estreia do zagueiro Lucas Barboza e a reestreia do zagueiro Sandro. Ele perdeu quase toda a Série B por conta de uma lesão grave no ombro, sofrida na final do Catarinense. Ainda havia sido relacionado para algumas partidas recentes, mas sem entrar em campo.
Domínio gremista
O Grêmio foi absoluto durante toda a primeira etapa. Bastante desfalcado, o Brusque se defendia como possível, mas era extremamente lento nas raras oportunidades de sair para um contra-ataque. Entre alguns “últimos passes” e cruzamentos incompletos, o único lance relevante quadricolor foi aos três minutos, quando Luiz Antônio lançou Fernandinho. O camisa 11 gingou para cima da marcação e chutou da entrada da área, mas a bola foi bloqueada.
Aos seis, o tricolor quase abriu o placar. Bitello chutou de fora da área, mas Lucas Barboza fez o bloqueio. A bola subiu e encobriu Jordan, mas bateu no travessão. Na sequência, Gabriel Silva chutou e ganhou escanteio. Com os dois times sem nada a brigar no campeonato, o jogo era morno e com poucas faltas.
Placar aberto
Guilherme fez o primeiro gol da partida aos 18 do primeiro tempo. Ele cortou para dentro em velocidade, de fora da área, e chutou firme, colocado, no canto esquerdo de Jordan.
O quadricolor pouco fazia para reverter a situação, e o Grêmio jogava com tranquilidade no campo de ataque. Aos 28, após boa jogada pela direita, Lucas Leiva recebeu chutando de primeira, da entrada da área. Jordan defendeu em dois tempos.
Segundo
Nos últimos instantes da primeira etapa, aos 47, os anfitriões dobraram a vantagem. Guilherme fez um passe entre as pernas de Lucas Barboza para Campaz, que, dentro da área, chutou rasteiro, sem ângulo. A bola bateu na trave e sobrou para Gabriel Silva fuzilar para o fundo do gol.
Mesma tônica
Pouco mudou no início da segunda etapa. O Grêmio começou atacando, com Guilherme invadindo a área e chutando por cima do gol, sem tanto perigo. O Brusque deu uma resposta aos seis minutos, com Alex Ruan arriscando de fora, mas a bola teve o mesmo destino.
Com o placar confortável, o Grêmio diminuiu o ritmo, enquanto o Brusque continuava inofensivo. Aos 18, em contra-ataque, Campaz foi acionado em velocidade e deixou Gabriel Silva na cara do gol, mas ele furou e a bola saiu em tiro de meta. No minuto seguinte, Campaz soltou uma bomba de fora da área e Jordan se esticou para defender.
Momentos brusquenses
Em poucos minutos, o Brusque fez mais do que em todo o primeiro tempo. Aos 21, Fernandinho faz boa jogada na área e tenta o chute, mas com o pé esquerdo, que não é o dele. Adriel segurou sem problema.
Aos 23, em boa ação pela direita, Luiz Antônio chutou cruzado. Adriel se esticou para defender a bola rasteira, que ficou viva na área, mas a defesa tricolor levou a melhor sobre Fernandinho. Aos 27, Paulo Baya cobrou falta de longe e o goleiro se atrapalhou, mas conseguiu defender em dois tempos.
Três
O Grêmio marcou o terceiro gol aos 29. Gabriel Silva recebeu belíssima bola de Diogo Barbosa, se livrou de Sandro e colocou com categoria no ângulo, à direita de Jordan: 3 a 0.
O quarto gol quase saiu aos 35. Diogo Barbosa recebeu de Pedro Lucas, avançou e mandou um tiro de longa distância. A bola desviou na marcação e quase matou Jordan, que se esticou todo e fez excelente defesa. O Grêmio seguiu no controle do segundo tempo, que terminou sem acréscimos.
– Assista agora:
“O apoio da família ajuda a superar essa fase difícil”, diz brusquense que venceu o câncer de mama