Morre o empresário brusquense Chico Wehmuth
Ele era conhecido por sua dedicação às causas sociais, ao esporte e à política
Ele era conhecido por sua dedicação às causas sociais, ao esporte e à política
Brusque perde o empresário, entusiasta do esporte e político Amílcar Arnoldo Wehmuth, o Chico, como era mais conhecido. Segundo pessoas próximas à família, ele passou mal no sábado à noite e foi levado ao Hospital Azambuja às pressas, próximo da meia-noite. Ficou sob cuidados intensivos da equipe médica, mas faleceu às 15h30 de ontem, aos 70 anos. Até o momento em que esta edição foi concluída, o hospital não tinha divulgado a causa da morte.
O falecimento do empresário causou consternação nos meios político, empresarial e esportivo da cidade. Chico era um dos sócios da Quimisa S/A. Foi candidato à prefeito de Brusque em 2000 e secretário de desenvolvimento econômico entre 1991 e 1994. Nessa mesma época foi presidente do Brusque Futebol Clube, responsável por levar o time à maior glória de sua história: o título de campeão catarinense de 1992.
Cesar Gevaerd, empresário e amigo de Wehmuth, estava abalado. “Ele foi o meu melhor amigo. Perdemos um grande empresário, político e pai amável. O sonho dele era poder ajudar esta cidade. Ele sempre trabalhou pelas pessoas e ajudava as entidades assistenciais, tudo no anonimato. Junto com ele se foi um pedaço de mim”, afirmou emocionado Gevaerd. Jorge Cherem, dentista, sem segurar as lágrimas, diz que “morreu uma das melhores pessoas que já viveram em Brusque. Ele vai deixar muita saudade e os momentos que passamos juntos vão ficar para sempre na memória”. Edemar Fischer, presidente da Associação Empresarial de Brusque (AciBr), afirma que o tino comercial de Chico era uma de suas maiores características. “O Chico foi um empresário de um empreendedorismo muito grande. Como empresário e brusquense, lamento muito essa morte prematura”.
No meio político, o pesar não foi menor. Serafim Venzon, deputado estadual do PSDB, partido pelo qual Wehmuth concorreu a prefeito em 2000, afirma que cancelará uma viagem agendada ao Sul de Santa Catarina para poder se despedir do amigo e companheiro de política. “O Chico era um amigo. Ele foi uma pessoa que serve de referência para todos os brusquenses, foi um exemplo de empresário e político. O PSDB tem muito orgulho dele ter feito parte do partido”, diz. Quando Venzon foi vice-prefeito, entre 1991 e 1994, Chico Wehmuth foi secretario de desenvolvimento econômico. Venzon diz que ele sempre se preocupou com a parte social.
Um dos maiores feitos de Chico foi levar o Brusque FC ao título estadual, o que gravou seu nome no coração da torcida. O falecimento foi lamentado por Danilo Rezini, presidente do clube. “O Brusque deve muito a ele, porque foi campeão conosco. Nós lamentamos muito a morte dele, que sempre foi muito envolvido com o lado social. Deixamos nossas condolências para a família”, afirma.