Brusque perde para o Prudentópolis no fim e adia classificação na Série D
Derrota frustra expectativa de garantir antecipadamente vaga à próxima fase
O Brusque quase garantiu a classificação para a próxima fase da Série D do campeonato brasileiro na tarde deste domingo, 20.
A equipe empatava, o que lhe garantiria a classificação, até os 42 do segundo tempo, quando o gol do Prudentópolis veio como um balde de água fria.
A vitória por 1 a 0 deu sobrevida ao time paranaense, que precisa golear e contar com derrota do Brusque na última rodada para se classificar.
Primeiro tempo fraco
O jogo começou com pressão do Prudentópolis, que precisava desesperadamente da vitória para continuar sonhando com a classificação.
Apesar disso, a equipe rondava a área do Brusque, mas não conseguiu criar boas chances. Tanto é que a melhor oportunidade para os donos da casa surgiu aos 36 do primeiro tempo, por um erro do Brusque.
Após bola recuada, o goleiro Julio Cezar se atrapalhou e deu a bola nos pés do atacante do Prudentópolis, que não esperava o presente e também se atrapalhou, permitindo a recuperação do arqueiro.
O jogo, na primeira etapa, foi bastante movimentado, mas com chances de gol raras. A melhor chance do Brusque também veio no fim do jogo, quando o goleador Lima colocou para as redes após rebote do goleiro, aos 44 minutos.
O gol, no entanto, foi anulado pela arbitragem; o bandeirinha assinalou impedimento do atacante do Brusque.
Antes disso, aos 27, outra boa chance: Tiago Pará invadiu a área e mandou uma pancada para excelente defesa do goleiro Doni, do Prudentópolis.
E fora isso quase não se criou chance de gol na primeira etapa, por ambas as equipes. O atacante Lima, principal arma do ataque do Brusque, foi bem marcado e a bola pouco chegou a ele em condições de criar uma oportunidade de gol.
Castigo no fim
O segundo tempo começou de forma semelhante à primeira etapa, com os donos da casa pressionando o Brusque em seu campo de defesa, já que só a vitória lhe interessava.
Apesar da vontade, o Prudentópolis não conseguia acertar os passes e chegar com perigo ao gol do Brusque, o qual tampouco incomodava o goleiro adversário.
Uma boa chance aconteceu logo aos sete minutos, quando o time da casa chegou com perigo após cruzamento na área, cuja cabeçada foi defendida pelo goleiro Julio Cezar, que espalmou pela linha de fundo.
O Prudentópolis, por precisar da vitória, ia mais ao ataque e, por consequência, deixava mais espaços, que não foram aproveitados pelo Brusque, que teve muitos erros de passe na construção das jogadas de ataque.
O castigo veio no fim: aos 42 minutos, Wesley mandou uma bomba que venceu o goleiro do Brusque, fechando o placar do jogo.
Além da derrota, o Brusque ganhou um desfalque para o próximo jogo, contra o São José, Valkenedy tomou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática na partida.
A situação da equipe
Com a derrota, o Brusque permanece em segundo lugar do grupo, com 9 pontos, atrás do São José, que tem 15. Logo atrás do Brusque vem o Prudentópolis, com seis pontos.
Para se classificar, o time do Paraná precisa vencer na última rodada, torcer por uma derrota do Brusque e ainda tirar uma diferença de seis gols de saldo. O Bruscão, por sua vez, se garante na próxima fase com um empate.
O time enfrentará, se passar, o Tubarão.
Ficha técnica
Prudentópolis
Doni
Nei
Salazar
João Paulo
Renan
Victor
Wesley
Marcelo Andrade (Romeu)
João Cesar (Mateus Oliveira)
Gustavo
Gabriel
Tec. Paulo Massaro
Brusque
Julio Cézar
Edilson
Hyago
Neguete
China
Valkenedy
Zé Mateus (Jean Dias)
Adãozinho
Eliomar (Weverton)
Tiago Pará (Jeferson Renan)
Lima
Tec. Pingo
Data: 20/05/2018
Local: Estádio Newton Agibert, em Prudentópolis
Hora: 16h
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior (MG)
Assistentes: Augusto Magno de Ramos (MG) e Marcyano da Silva Vicente (MG)
Gol: Wesley (Prudentópolis – 42 min, 2º T)
Cartões amarelos: Salazar, João Paulo (PRU) – Hyago, Valkenedy (BRU)
Público total: 40
Renda: R$ 825