Brusque prioriza Balneário Camboriú como casa para o Catarinense de 2024

Estádio das Nações é o plano A para o Campeonato Catarinense; dúvida é maior para a Série B

Brusque prioriza Balneário Camboriú como casa para o Catarinense de 2024

Estádio das Nações é o plano A para o Campeonato Catarinense; dúvida é maior para a Série B

Com o estádio Augusto Bauer em reforma e indisponível durante boa parte de 2024, o Brusque procura opções que possam ser sua casa para a próxima temporada, e a principal é Balneário Camboriú. O Estádio das Nações é a prioridade para o quadricolor no Campeonato Catarinense. Para a Série B, a principal esperança está no futuro estádio do Barra, localizado em Itajaí, no limite com Balneário Camboriú.

O Estádio das Nações tem sido a casa do Camboriú nas últimas temporadas. Como o Cambura foi rebaixado no estadual, o local deverá estar livre nos primeiros meses de 2024. O Brusque seria o único mandante no Campeonato Catarinense. A diretoria quadricolor o considera como a opção mais viável, mas, como relata o vice-presidente Carlos Beuting, Jaraguá do Sul também é uma hipótese.

“Uma opção é Balneário Camboriú. Devemos estar conversando com o prefeito, e também poderemos estar conversando com Jaraguá do Sul. A preferência seria, num primeiro momento, Balneário Camboriú. Até pela distância menor. Mas temos que ver questão de gramado, iluminação, estrutura como um todo.”

Até o momento, a diretoria quadricolor não iniciou conversas com a diretoria do Juventus, proprietário do estádio João Marcatto, já que prioriza o Estádio das Nações. A expectativa é de que uma das duas praças esportivas esteja apta a receber jogos do Brusque como mandante no Campeonato Catarinense.

Durante as primeiras rodadas da Série D de 2023, o Camboriú jogou no Estádio das Nações, mas depois foi impedido pela CBF, que exigiu melhorias na estrutura. O Cambura passou a mandar suas partidas no estádio Dr Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, em Itajaí.

Para o Catarinense, Itajaí não deverá disponível ao quadricolor. Marcílio Dias e Barra já serão mandantes, e o regulamento não permite que três clubes compartilhem o mesmo estádio no mesmo período de competição.

Série B

A dúvida principal para 2024 gira em torno de onde o Brusque será mandante na Série B do Campeonato Brasileiro. O clube deposita esperanças no futuro estádio do Barra, de Balneário Camboriú.

O Barra está construindo um moderno estádio com capacidade para 5 mil pessoas e previsão de término das obras entre abril e maio de 2024. Esta seria a solução mais próxima do ideal para o clube, dado o contexto atual. Os dois clubes mantêm bom relacionamento, com o Brusque realizando alguns treinos no CT do Barra.

“A ideia primeira é conversar com o pessoal do Barra. Caso não dê certo, aí teremos que partir para Florianópolis ou Joinville. Teremos que ver se a obra do Barra será concretizada de fato até abril. Já vamos conversar a partir desta semana ou semana que vem para tentar alinhar esta primeira opção.”

O que diz o regulamento

Sobre estádios, consta no Regulamento Específico da Competição (REC) referente à Série B de 2023 que:

Art. 19 – As partidas do campeonato serão disputadas em estádios cuja capacidade mínima
de público seja de 6.000 (seis mil) espectadores sentados e que tenham sistema de iluminação adequado, com um nível mínimo de 600 (seiscentos) lux na vertical, para partidas noturnas e transmissões, bem como atendam aos requisitos mínimos de qualidade, conforme as diretrizes emitidas pela CBF.

§ 1º –No caso de o estádio utilizado pelo clube mandante não atender ao previsto neste
artigo, este clube deverá indicar outro estádio que atenda ao estabelecido para a
realização de suas partidas.

§ 2º – Se a capacidade autorizada pelos órgãos competentes for inferior à capacidade
mínima exigida, o estádio não poderá ser utilizado, devendo ser substituído por outro
que atenda às exigências previstas neste artigo.

§ 3º – Quaisquer estádios poderão ser substituídos na hipótese de falta de laudos
técnicos exigidos pelo Estatuto do Torcedor.

Art. 20 – O mando de campo das partidas será necessariamente exercido no limite da jurisdição da federação a que pertença o clube mandante, exceto em situações excepcionais, a critério da DCO e de acordo com RGC.

Art. 21 – Os clubes estão autorizados a utilizar estádios com piso de grama sintética.”

Em 2021 e 2022, o Brusque jogou a Série B no estádio Augusto Bauer mediante adaptações estruturais e melhorias no gramado e na iluminação. Em 2022, foi necessária a instalação de uma arquibancada metálica. Na ocasião, o regulamento citava capacidade mínima de 10 mil pessoas, mas com um parágrafo abrindo brechas para exceções. Saiba mais sobre a reforma em andamento e o projeto de ampliação.


Assista agora mesmo!

Pizza fit de frigideira: uma receita rápida para qualquer hora do dia:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo