Brusque receberá a tocha olímpica, mas chama não irá percorrer o município

Fundação Municipal de Esportes ainda tenta reverter a decisão tomada pelo Comitê Olímpico

Brusque receberá a tocha olímpica, mas chama não irá percorrer o município

Fundação Municipal de Esportes ainda tenta reverter a decisão tomada pelo Comitê Olímpico

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu que, durante a passagem da tocha olímpica por Brusque, não terá revezamento. Segundo a Fundação Municipal de Esportes (FME), será organizado apenas um evento na Arena Brusque no dia 12 de julho.

Leia também: Celulares de Santa Catarina terão um dígito a mais a partir de novembro

Embora o COB tenha definido, a FME segue em contato para tentar, pelo menos, percorrer algum trecho da cidade com a chama. De acordo com Delmar Tondolo, ex-superintendente da FME e coordenador da passagem da tocha pelo município, Brusque receberá apenas uma tocha.

“A princípio não haverá revezamento, até porque nos passaram que há uma tocha para Brusque. E ela tem um limite para ficar acesa. Estamos tentando negociar para que venham mais tochas ou um cilindro de gás para mantê-la acesa por mais tempo”, afirma.

Tondolo explica que a lamparina que acenderá a tocha chegará a Brusque de helicóptero, provavelmente, afirma ele, a aeronave da Havan será utilizada para o transporte.

Ainda segundo o coordenador, caso o COB não libere os materiais extras para a realização do percurso, o evento na Arena Brusque não deve durar mais de uma hora.

Ele afirma também que, como o acendimento ocorrerá em uma terça-feira durante o dia, o público principal deverá ser formado pelas crianças das escolas do município. A entrada será gratuita.

“Não sabemos o horário em que será o evento. Se for de manhã, a lamparina virá de Itajaí e se for de tarde virá de Gaspar, que são as cidades que estarão fazendo o revezando da tocha durante esse dia”, afirma Tondolo.

Reunião

Na próxima quarta-feira, 22, a FME se reunirá com as entidades do município para definir como será o evento de acendimento da tocha. Até lá, afirma Tondolo, o órgão aguarda a posição do COB sobre a possibilidade de realizar o percurso.

“Mesmo se for só o evento, sem o percurso, vai valer a pena a passagem da tocha pelo fator histórico da cidade. E será na Arena, em que há a imagem do Arthur Schlosser [brusquense idealizador dos Jogos Abertos] e o memorial dos Jogos Abertos. A tocha vai ficar no memorial”, afirma o coordenador.


Trajeto no Vale do Itajaí

O fogo passará pelo Vale do Itajaí a partir de 12 de julho. No roteiro original, após a passagem por Balneário Camboriú e Itajaí, a tocha vai para Blumenau pela BR-470, contemplando os municípios de Ilhota e Gaspar.


A tocha

Depois de chegar em Brasília no dia 3 de maio após acendimento oficial em Olimpia, na Grécia, a tocha olímpica já percorreu estados como Espírito Santo e Minas Gerais. Atualmente ela está passando por municípios do Amapá.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo