Brusque receberá escola de formação de soldados da Polícia Militar

Após negar diversas vezes, comandante-geral Paulo Henrique Hemm confirma a vinda do curso para em maio

Brusque receberá escola de formação de soldados da Polícia Militar

Após negar diversas vezes, comandante-geral Paulo Henrique Hemm confirma a vinda do curso para em maio

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm, confirmou na semana passada a vinda de uma turma do Curso de Formação de Soldados (CFSd) para Brusque. A decisão foi comemorada pelo 18º Batalhão da PM e entidades locais, que lutaram incansavelmente para que isto fosse possível.

A partir de maio, uma turma de, aproximadamente, 30 alunos soldados estarão em Brusque, onde iniciarão a formação. Além de Brusque, outros dois municípios que compõem a 7ª região da PM também receberão uma turma de alunos, sendo Blumenau e Rio do Sul.

O comandante do 18º BPM, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, conta que estava preocupado com a decisão final do comandante-geral, pois a primeira notícia repassada havia sido de que Brusque não receberia a escola neste ano. “Mas com o apoio da sociedade organizada, como CDL, Acibr, Unifebe e prefeitura, especialmente pelo vice-prefeito Ari Vequi, mostramos que temos condições de formar novos soldados aqui”.

Na quinta-feira, 23, o comandante Hemm havia enviado uma resposta ao ofício enviado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jean Pirola, negando o pedido da turma do CFSd. Em resposta a Pirola, o comandante-geral informou que não havia previsão de formação de turmas para Brusque, sendo que o cronograma de distribuição das turmas seguia critérios logísticos e financeiros, objetivando a melhor formação dos novos policiais militares.

Porém, o comando-geral pensou melhor e voltou atrás na decisão, concebendo uma turma para Brusque. “Sabíamos que a luta não seria fácil, mas tínhamos a esperança pois temos estrutura em nosso quartel e também pela capacitação dos instrutores”, diz Gomes.

O tenente-coronel conta que também recebeu uma cópia da resposta ao ofício de Pirola, mas que já haviam outras conversações nos bastidores. “Fizemos uma explicação ao comando regional e geral da necessidade e do nosso interesse e tivemos muito apoio do comando regional e da sociedade organizada”, informa.

Parte burocrática
Após oficializar a decisão, o 18º BPM organizará a parte burocrática e deixará preparada a sala de aula para receber os alunos, bem como toda a logística para a realização do curso. “Vamos também preparar o secretário de curso, que será responsável pela liderança dos alunos”, informa Gomes.

A questão de matrículas e verificação de documentos dos candidatos é de responsabilidade do comando-geral. “A incorporação dos novos alunos deve ocorrer em 5 de maio, que é aniversário da PM. Mas ainda não recebemos o cronograma de datas”, diz.

Gomes afirma que antes, a preocupação era trazer a escola de soldados para Brusque. Mas agora, é de formá-los da melhor maneira possível para que possam servir a sociedade em que atuarem. “Vamos formá-los, a questão de distribuição ficará por conta do comando-geral, que define isso somente ao fim do curso”, explica.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo