X
X

Buscar

Brusque receberá novos profissionais da saúde em abril

Convênio entre prefeitura e Univali trará 14 estudantes de pós-graduação para atender no município

A Prefeitura de Brusque e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) firmaram um convênio para que estudantes de cursos da área da saúde – exceto medicina – façam a residência na rede básica municipal. A data para que 14 estudantes da Univali iniciem nas unidades básicas é 1º de abril.

O programa que trará os universitários é a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, dos ministério da Saúde e da Educação. Por meio deste sistema, o governo federal concede bolsas às universidades e municípios. As instituições de ensino superior ficam responsáveis por selecionar os candidatos.

Segundo a coordenadora de Mestrado em Saúde da Univali, Stella Maris Lopes, esta foi a primeira vez que a instituição foi selecionada para este programa. O governo federal concedeu 60 bolsas, que foram divididas entre Brusque, Piçarras, Itapema e Itajaí. Participam da iniciativa alunos dos cursos de fonoaudiologia, nutrição, psicologia, educação física, fisioterapia, odontologia e enfermagem. Eles são todos formados, portanto, aptos a atender. Agora buscam a residência (uma pós-graduação) em Saúde da Família.

Stella Maris, da Univali, explica que os profissionais que virão para Brusque ficarão por dois anos na cidade, o tempo da especialização. Neste período, serão supervisionados por servidores dos municípios que passaram por uma captação para serem preceptores – espécie de instrutores. Além disso, membros da Univali, tutores, também avaliarão o desempenho deles em Brusque.

“O nosso objetivo é a qualificação dos profissionais para a atenção básica. São formados que atuarão nas unidades de saúde. Vão ter atividades nessas equipes e conhecer a realidade da rede de saúde”, diz Stella Maris.

A secretária da Saúde, Ana Beatriz Baron Ludvig, diz que a vinda deste profissionais representa um ganho para a população, que terá acesso mais fácil aos serviços de saúde no município. O local onde eles vão atender ainda não foi decidido pela administração municipal. “A vantagem é que vamos trazer profissionais voltados para a atenção básica e formados para isso”, diz.

Ana Beatriz afirma que, além do programa Multiprofissional, Brusque também se inscreveu no programa de residência médica. A cidade deve receber médicos em 2016.