Brusque registra 10,9ºC no amanhecer mais frio em outubro dos últimos anos
O inverno parece que não quer nos largar mesmo. Santa Catarina registrou nesta última madrugada, temperaturas muito baixas para esta época do ano, como exemplo, no Morro da Igreja, situado entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Urubici, onde fez 0,4ºC seguido do Morro das Torres em Urupema, com 0,2ºC. Já em Brusque, a situação não foi diferente, ou seja, também frio fora de época com valores mínimos abaixo dos 12ºC ao amanhecer. Os Brusquenses residentes no Bairro Santa Luzia tiveram motivos a mais para ”puxar o cobertor”, 10,9ºC as 5:00 horas da manhã , por sinal, disparado o menor valor dos últimos anos em Outubro na nossa cidade. Já no Bairro Rio Branco, mínima de 11,3ºC seguido do Bairro Centro, com 12,9ºC.
A sexta-feira seguiu com o predomínio do tempo seco em nossa região, presença do sol que apareceu por entre poucas nuvens, com gradativo aquecimento na parte da tarde, máximas na casa dos 27ºC.
Segundo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, a próxima madrugada novamente será gelada no estado, o amanhecer de sábado terá mínimas semelhantes as registradas hoje. Trago a seguir, os valores de temperaturas extremas verificadas no dia de hoje em Brusque, com dados extraídos junto as minhas estações, fixadas nos referidos locais por mim descrito em anexo:
- 11,4ºC com 27,1ºC/Bairro Rio Branco
- 10,9ºC com 26,4ºC/Bairro Santa Luzia
- 12,9ºC com 26,3ºC/Bairro Centro
Ciclone + Maré alta provoca alagamentos no Litoral
Quem nos traz estas informações é Bianca Souza, técnica em Meteorologia:
O ciclone em alto mar associado ao pico da Maré, que foi por volta das 13hs em Florianópolis, ocasionou alagamentos em vários pontos da cidade. Tais como o parque de coqueiros, a SC-405 que dá acesso ao Sul da Ilha e também a Avenida da Saudade no Itacurubi que dá acesso as praias do Norte da Ilha.
Diversas cidades litorâneas estão com problemas por conta da maré alta, como Itajaí.
Bianca Souza lembra que o ciclone está em alto mar, na altura do Rio Grande do Sul, que influencia nos ventos em nosso estado também. ”Entre a tarde de hoje e o sábado, devemos seguir com a influencia desse ciclone implicando nas condições do mar em todo o litoral de Santa Catarina”, destaca Bianca.