Brusque registra 468 casos de dengue; número de focos chega a 288
Boletim foi divulgado nesta sexta-feira, 22
A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, divulgou nesta sexta-feira, 22, os números atualizados de dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika, entre outras doenças. O município possui 468 casos confirmados de dengue em 2024.
O último boletim divulgado pela Vigilância em Saúde, no dia 18, acusava 350 casos da doença e 288 focos do mosquito. A situação representa um aumento de 33,7% nos casos em menos de cinco dias.
De acordo com o levantamento, as ocorrências estão concentradas no bairro Santa Terezinha e Limeira Baixa, com 61 casos confirmados em cada bairro. Os outros se dividem nos bairros: Águas Claras com 16 casos; Azambuja, com 10; Bateas, 24 casos; Cedrinho com 12 casos; Cedro Alto, um caso; Centro I, 17; Dom Joaquim, 30 casos; Maluche com cinco casos; Planalto, quatro; Ponta Russa com um caso; Primeiro de Maio, 20 casos; Rio Branco, 18; São João, dois; São Luiz com oito casos e São Pedro com nove casos.
A contagem segue com o bairro Souza Cruz, com dois casos; Steffen com 23 casos; Guarani, com seis; Limoeiro, oito; Nova Brasília, 31; Poço Fundo com dois casos; Santa Luzia, um caso; Santa Rita com 14; Zantão, três casos; Tomaz Coelho com oito casos; Volta Grande, 13; Limeira Alta com 11 casos e Cerâmica Reis com 47 casos.
Os únicos bairros que, no momento, não estão com casos ativos são: Nova Trento, Paquetá e Centro II.
Não há nenhum paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e há 3 pacientes internados em enfermaria hospitalar. O município registrou um óbito por Dengue.
Focos
São 288 focos confirmados no município, espalhados em 25 regiões da cidade.
Os bairros brusquenses com maior taxa incidência são: São Pedro com 23 focos; Águas Claras com 22 focos; Cedrinho, Centro II e Limeira com 18 focos cada; Santa Luzia com 17 focos; Dom Joaquim com 16 focos; Rio Branco com 13 focos; Azambuja, Bateas e Guarani com 12 focos cada; Primeiro de Maio, Centro I e Nova Brasília com 11 focos cada e Souza Cruz com 10 focos.
Os focos segue espelhos pelos bairros: Steffen e Thomaz Coelho com nove focos cada; Santa Rita com oito focos; Limoeiro, Maluche e São Luiz com oito focos cada; Cedro Alto com seis focos; Poço Fundo e Santa Terezinha com cinco focos cada e Ponta Russa com um foco.
Orientações
Em caso de sintomas de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.
Números para denúncias
A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.
Alertas sobre casos e focos
Em parceria com a Defesa Civil de Brusque, a Vigilância Sanitária criou um canal de comunicação para a população poder receber alertas de casos e focos de dengue de determinado bairro.
Para receber os alertas, basta cadastrar via SMS ou Whatsapp.
-Via Whatsapp: adicionar o número (61) 2034-4611, e enviar sua localização.
-Via SMS: envie seu CEP para 40199.
Leia também:
1. Homem é detido após furtar peça de roupa em estabelecimento de Brusque
2. Entre pelos e folhas: veterinário de Brusque expõe sua paixão por bonsais
3. Homem que estuprou jovens em Itajaí já cometeu mesmo crime em Brusque e foi condenado
4. Bombeiros atualizam acidente que feriu motociclista no Dom Joaquim, em Brusque
5. Robinho é preso após decisão do STJ para que o ex-jogador cumpra pena por estupro no Brasil
Assista agora mesmo!
Médica da UTI pediátrica atende crianças que chegam ao hospital entre a vida e a morte: