Brusque registra mais de 100 incidentes com coletores por descarte irregular de lixo
Levantamento é de janeiro de 2022 a maio de 2023; seis casos graves foram registrados neste período
Em menos de um ano e meio, mais de 100 incidentes por descarte irregular de lixo foram registrados pelos coletores em Brusque. Desses, seis foram considerados casos mais graves, em que os trabalhadores precisaram de algum tipo de atendimento médico. Entre eles estão cortes, perfurações por agulhas e até mordidas de cachorros.
Os acidentes mais comuns envolvem objetos cortantes, como louças e vidros quebrados, além de talheres, agulhas e espetinhos de churrasco. O levantamento foi feito de janeiro de 2022 a maio deste ano pela Recicle by Veolia, empresa responsável pela prestação do serviço no município.
Para conscientizar a população brusquense, a empresa intensificou campanhas de orientação para o armazenamento correto de resíduos e para o cuidado com animais soltos, especialmente os cachorros.
A empresa já desenvolve uma campanha chamada “Lixo Seguro”, a qual explica à população como acondicionar corretamente os materiais perfurocortantes antes de colocá-los no saco de lixo. Já a campanha “Segura o Amigão” reforça a necessidade de deixar seus cães presos durante os dias e horários da coleta de lixo.
Acidentes graves registrados desde janeiro de 2022:
– 3 perfurações com agulha;
– 2 mordidas de cachorro;
– 1 corte de vidro.
Procedimentos
Quando um coletor se corta com vidro ou agulha, existe um procedimento padrão a ser adotado. Conforme a Recicle, quando o acidente é notificado, é prestado o primeiro atendimento e imediatamente o coletor é levado ao hospital mais próximo.
Lá, ele passa por atendimento e um processo de ações preventivas para resguardá-lo de qualquer contaminação que possa ocorrer devido ao contato com o objeto que causou a lesão.
A Recicle reforça que mantém a equipe treinada para evitar esses tipos de acidentes, com técnicas de segurança no trabalho, e investe em EPIs (equipamentos de proteção individual), mas ressalta que o apoio dos moradores é a parte mais importante para evitar acidentes com os coletores.
“A segurança e a saúde dos coletores de resíduos dependem boa parte da população, que é quem produz, acondiciona e coloca o lixo para a coleta. Esses profissionais trabalham dia e noite, debaixo de sol e chuva, para manter a cidade limpa e o mundo mais sustentável”, concluiu o técnico de Segurança do Trabalho da Recicle by Veolia em Brusque, Adriano Leonardo.
Confira dicas de como descartar cada tipo de lixo:
• Louças e vidros quebrados podem ser depositados em uma caixa de leite (papelão), embrulhados em jornais e lacrados com fita;
• É importante identificar o lixo que oferece perigo com frases como “vidro quebrado”;
• Agulhas e seringas fazem parte do grupo de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) e devem ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que possuem coletores específicos para esses materiais, pois eles não podem ser descartados junto com os resíduos orgânicos domiciliares, nem depositados no aterro sanitário sem antes passar por um processo de esterilização via autoclave.
Assista agora mesmo!
“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo: