Brusque registra níveis baixos de umidade do ar: saiba como isso afeta a população

Queda nos indíces prejudica pessoas que já sofrem de problemas respiratórios

Brusque registra níveis baixos de umidade do ar: saiba como isso afeta a população

Queda nos indíces prejudica pessoas que já sofrem de problemas respiratórios

De acordo com o blog de Ciro Groh em O Município, Brusque teve, na quarta-feira, 15, seu dia mais seco no ano, com umidade relativa do ar de 16%. A umidade relativa do ar mede a quantidade de água na atmosfera em relação ao máximo possível de existir na temperatura do momento. Um índice como o de 16% é bastante reduzido, e o tempo seco foi a tendência no início de abril, com 26% sendo registrado em 4 de abril.

O meteorologista Dirceu Severo afirma que o fenômeno é comum quando há uma massa de ar como a que diminuiu a umidade na região, vinda da Argentina, ou seja, sem a influência imediata do oceano.

“Esta massa é seca, então é comum termos umidades relativas perto dos 15%. Estamos no outono, já tem a chegada de massa polar. Quando há essa entrada de massas polares, há uma queda de temperatura e normalmente a queda na umidade”, comenta.

A previsão é de que os próximos dias sejam mais úmidos. Com base em modelos vistos na manhã desta sexta-feira, 17, haverá um aumento lento de temperaturas. As mínimas podem chegar entre 13°C e 14°C em um primeiro momento, até chegar por volta de 16°C e 17°C nos dias seguintes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a umidade relativa do ar ideal está entre os índices de 30% e 50%. Quem tem incômodos com a baixa umidade pode fazer uso de hidratante para a pele e  spray nasal. Utilizar óculos em vez de lentes de contato pode aliviar ou impedir desconforto nos olhos.

O uso de bacias com água ou toalhas molhadas ajudam a aumentar a umidade de um ambiente, mas a região é naturalmente influenciada pela umidade do litoral. Durante a noite, já costuma haver umidade o bastante, o que facilita em partes a situação de quem tem problemas com o tempo seco.

A queda da umidade acaba facilitando o ressecamento das vias aéreas e mucosas, principalmente em pessoas que possuem doenças crônicas respiratórias, como asma e rinite. Até mesmo ardência nos olhos pode ser sentida, dependendo das situações.

Para evitar ou minimizar a ocorrência destes problemas, é recomendável a ingestão de água, evitando café, refrigerantes e alguns tipos de chás, por serem bebidas diuréticas. Quem costuma ter sagramentos nas narinas e ressecamento das mucosas da boca e dos olhos pode utilizar soro fisiológico para evitar estes sintomas.

Também é recomendável consumir mais frutas e verduras e reduzir a ingestão de alimentos com teor de sal elevado. Evitar a prática de exercícios entre 10h e 17h em dias tão secos também pode evitar problemas.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo