Brusque registra o quinto caso de gripe H1N1 em 2016
Vigilância Epidemiológica recebeu a confirmação do Lacen nesta sexta-feira, 8; paciente é um homem de 54 anos, do Santa Terezinha
Vigilância Epidemiológica recebeu a confirmação do Lacen nesta sexta-feira, 8; paciente é um homem de 54 anos, do Santa Terezinha
A Vigilância Epidemiológica de Brusque confirmou na manhã desta sexta-feira, 8, o quinto caso positivo de gripe H1N1, mais conhecida como gripe A, no município neste ano. O paciente é um homem de 54 anos, morador do bairro Santa Terezinha. Ele está internado no Hospital Azambuja e seu estado de saúde é estável.
Ele foi hospitalizado na segunda-feira, 4, quando começou o tratamento com o Tamiflu.
Com esta confirmação, Brusque registra 13 casos suspeitos de gripe H1N1 em 2016, sendo cinco positivos e duas mortes.
Na sexta-feira passada, 1, a paciente de 60 anos, moradora de Blumenau, que estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade de Brusque (HEM) faleceu.
Vilson Venâncio, 47 anos, morador do loteamento Planalto, no bairro Limoeiro, morreu na última terça-feira, 29, no Hospital Azambuja, após estar internado na UTI desde o dia 25. Ambos os pacientes já chegaram na unidade hospitalar em estado grave.
Suspeitas
Neste momento, a Vigilância aguarda o resultado de exames de mais três pacientes. A previsão é que as amostras sejam liberadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) no começo da próxima semana.
Prevenção
Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;
Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.