X
X

Buscar

Brusque registra saldo positivo de empregos em abril, mas com menor índice do ano

Todos os meses de 2021 tiveram mais admissões do que demissões na cidade

Apesar do agravamento da pandemia do coronavírus, Brusque registrou saldo positivo de empregos em abril de 2021. Os setores de comércio, serviços, construção e agropecuária tiveram mais admissões do que demissões. Já a indústria teve saldo negativo registrado neste mês.

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), todos os meses de 2021, até agora, registraram saldo positivo. Porém, o saldo de abril teve o menor índice até agora – março teve 745 e fevereiro, 835.

A indústria brusquense admitiu 825 pessoas em abril, enquanto 983 foram demitidos.

O setor de serviços registrou o maior saldo positivo, com 190 admissões. Já o setor da agricultura, que não teve registro em março, fez duas admissões em abril.

Em comparação a abril de 2020, segundo mês da pandemia no Brasil, o panorama é bem diferente em 2021. Naquele período, o saldo de empregos em Brusque foi expressamente negativo, com 3.305 pessoas demitidas a mais em relação ao número de contratados.

 

Expectativa superada

Para a presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Conti, a expectativa era bem abaixo do esperado, e avaliou o saldo positivo como promissor. 

“Nós achávamos que pela restrição do comércio em São Paulo antes do dia das mães, o reflexo seria negativo. Porém, houve uma reação do e-commerce e São Paulo abriu uma semana antes do dia das mães, o que foi positivo”, explica.

Ela considera que apesar dos números não serem tão bons, a região ainda está em pleno emprego, com a reação do comércio. Isso faz com que haja geração de empregos, pois motiva a indústria e serviços.

Rita destaca que a vacina também está dando confiança e esperança, pois existe uma demanda reprimida das pessoas quererem sair e fazer compras.

“Acredito que vamos caminhar para uma normalidade. Temos que ter muita cautela, mas com o aumento da vacinação dos professores, dá tranquilidade para os trabalhadores, para movimentar a indústria, por isso acho que teremos números melhores daqui para frente”, avalia.

Destaque para a construção

Entre os dados informados pelo Caged, a presidente da Acibr destaca o avanço registrado no setor de construção, que tem ligação também com o setor de móveis e itens para casa.

“Foi o setor que mais puxou junto com toda a cadeia ligada à construção civil, devido a uma facilidade de créditos. Um exemplo são empresas de móveis, que chegaram a fazer vendas para o exterior”, comenta.

Assim como Brusque, outras cidades da região como Blumenau, Itajaí e Guabiruba tiveram saldo positivo em abril. Já Gaspar, registrou saldo negativo.

Apesar do estado ter passado momentos complicados na pandemia, registrou o saldo positivo de 11.127 admissões no mês.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube