X
X

Buscar

Brusque registra saldo positivo de empregos em março apesar de agravamento da pandemia

Todos os meses do ano até agora tiveram mais admissões do que demissões na cidade

Contrariando a expectativa negativa por causa do agravamento da pandemia, Brusque registrou saldo positivo de empregos em março de 2021. Todos os setores tiveram mais admissões do que demissões, com a indústria mais uma vez liderando as estatísticas.

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 745 pessoas empregadas a mais que no mês anterior. Todos os meses de 2021, até agora, registraram saldo positivo. Março, porém, teve o menor índice até agora – janeiro teve 786 e fevereiro, 835.

A indústria brusquense admitiu 1.337 pessoas em março, enquanto 1.009 foram demitidos. 

O setor de construção, pela primeira vez em 2021, registrou saldo positivo de vagas: foram 126 pessoas admitidas e 100 demitidas.

Em comparação a março de 2020, primeiro mês da pandemia no Brasil, o panorama é bem diferente em 2021. Naquele período, o saldo de empregos em Brusque foi negativo: foram 24 pessoas demitidas a mais em relação ao número de contratados.

“Nossa região está fora da curva”

Presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Conti acredita que a queda prevista no saldo de empregos não foi maior pela dinâmica da economia catarinense.

“Conversamos sobre isso em reunião na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Nosso setor de confecção deu uma caída, mas a indústria no geral, como somos um estado multissetorial, está muito bem ainda. A confecção e o têxtil também já começaram a ter uma resposta, porque outros estados começaram a relaxar as medidas de restrição”.

Assim como Brusque, outras cidades da região como Blumenau, Gaspar e Guabiruba e o estado como um todo também tiveram saldo positivo em março. Apesar de Santa Catarina ter vivido um momento muito complicado da pandemia, foram mais 20 mil vagas no mês.

“Sabíamos que a gente não ia ficar parado muito tempo. A vacina é um termômetro importante nisso, quando avança é bom para a economia. Nossa região está fora da curva, quase uma ilha nesse sentido. Temos muitos setores pujantes, isso é positivo para nós, traz muito equilíbrio para nosso estado. Nossa resposta é sempre rápida e conseguimos sair na frente”.

Apesar dos números ainda positivos, Rita aponta que o momento ainda é de cautela por causa da situação da pandemia e também do desemprego em nível nacional.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube