Brusque registra saldo positivo de empregos pelo segundo mês consecutivo

Foram criados 588 novos postos de trabalho formal em julho

Brusque registra saldo positivo de empregos pelo segundo mês consecutivo

Foram criados 588 novos postos de trabalho formal em julho

Pelo segundo mês consecutivo, Brusque fechou o mês de julho com saldo positivo, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados foram divulgados na sexta-feira, 21.

Este é o melhor número desde o início da pandemia. O município registrou 1266 desligamentos, mas em contrapartida teve 1854 admissões, o que gerou um saldo positivo de 588 novos postos de trabalho formal.

Em junho, o município teve um saldo de 30 vagas. Foi o primeiro mês com um número positivo desde fevereiro. De março até maio os saldos foram todos negativos.

Setor da indústria foi o que mais cresceu no mês

Em julho o setor que mais se recuperou foi o da indústria. Foram 914 admissões contra 489 desligamentos, gerando um saldo positivo de 425 postos de trabalho.

A presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Cássia Conti, avalia que a retomada econômica, principalmente nos demais estados, foi fundamental para a recuperação do setor.

Ela comenta que a volta das atividades nas demais regiões do país aqueceu a indústria local, já que as empresas da região, principalmente as têxteis e de metal mecânica, fornecem produtos para outros estados.

Outro fator que melhorou os negócios foi a alta no dólar. Empresas deixaram de importar produtos para comprar no mercado interno, o que se torna positivo para a indústria local.

O segundo melhor setor foi o da construção civil, com saldo positivo de 97 vagas. Em terceiro aparece o comércio, com 365 admissões contra 317 desligamentos. E, por último, serviços, com um saldo de 18 postos de trabalho.

A empresária exemplifica que os setores tiveram uma boa recuperação em julho devido ao Dia dos Pais. A data fomentou a indústria e o comércio, e ela avalia que foi melhor que datas como o Dia das Mães e Dia dos Namorados porque os outros estados já estavam retomando a economia.

O e-commerce é visto como outro fator que ajudou na recuperação das empresas e que reflete na empregabilidade.

Apesar dos números favoráveis, Rita reforça que tanto o empresariado quanto a população precisam permanecer atentos aos movimentos da economia.

“Ainda estamos em uma pandemia. Tivemos bastantes conquistas mas temos que manter esses níveis para voltar em como era em 2019, mas tem que continuar fazendo o dever de casa”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo