A presença de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão na última sexta-feira, 19, deixou o tempo chuvoso em Santa Catarina. Em Brusque, entre 07h de sexta-feira e 07h de sábado, 20, a Epagri/Ciram registrou o acumulado de 56,4mm de chuva, um dos maiores do estado no mesmo período.
Veja também
Ao longo do sábado, 20, áreas de instabilidade, associadas a um cavado (área alongada de baixa pressão) e ao Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), deram continuidade ao período chuvoso. Entre 07h de sábado e 07 de domingo, 21, as estações registraram uma diminuição na chuva: 40mm no acumulado, em Brusque. Em Ilhota, por exemplo, foi registrado 73,2mm no período.
A previsão é de mais chuva até segunda-feira, 22, com melhoria no decorrer da terça-feira, 23.
Frio intenso
Uma intensa massa de ar polar, prevista para este domingo, atinge o estado a partir da noite, declinando acentuadamente as temperaturas.
Na quarta-feira, 24, há previsão de temperatura mínima negativa nas áreas altas do estado, variando de -10°C a -8°C especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, dentre outras com altitude acima de 1000 m. No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 4°C.
Alguns recordes de temperatura mínima devem ser igualados ou até superados para o mês de julho. Esta situação é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar polar em SC no ano de 2000.
Os dias mais frios serão a terça-feira, 23, e quarta-feira, 24, e as temperaturas voltam a subir na sexta-feira, 26. As informações são da Epagri/Ciram.