X
X

Buscar

Brusque sedia congresso de arbitragem

Evento destinado a juízes de futsal será realizado entre os dias 7 e 9 de fevereiro no Hotel Monthez

Brusque será sede da 15ª edição do Congresso Nacional de Arbitragem de Futsal. O evento ocorrerá no Hotel Monthez entre sexta-feira, 7, até o meio dia de domingo, 9. Segundo o organizador e presidente da Associação Desportiva do Vale do Itajaí (Adevi), Arlindo Vieira, o objetivo do congresso é realizar uma reciclagem anual nos árbitros do país. 

“As regras de futsal sofrem alterações todos os anos. A intenção é passar estas novas informações para os árbitros brasileiros, numa forma de renovação”. Além disto, o evento serve para uma ‘troca de ideias’ entre os juízes e pessoas envolvidas diretamente com o futsal. Até o momento, 160 árbitros de 16 estados foram confirmados. Entre as federações estão as do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
Cidade-sede
A sugestão de Brusque como cidade-sede partiu do próprio organizador do evento no ano passado, em Foz do Iguaçu. Segundo Vieira, a cidade é carente em relação a arbitragem. “Precisamos de novos juízes. De repente, sirva como divulgação e novas pessoas interessadas apareçam”. Ele cita ainda que é uma forma de valorizar o trabalho realizado com o futsal feminino em Brusque. 

“A equipe do Barateiro vem se destacando no cenário nacional, levando o nome da cidade através do futsal. É importante que tenha essa valorização”.
O evento é realizado pela Adevi em parceira com a Federação Catarinense de Futsal e a Confederação Brasileira de Futsal, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque e da Fundação Municipal de Esportes.
Associação Nacional de Árbitros
Entre os itens programados no evento, está a criação da Associação Nacional de Árbitros. Esta é uma das reivindicações das associações regionais. A associação funcionará como uma espécie de sindicato. “É uma unificação das associações que servirá para solicitar melhorias na questão da arbitragem no país. Queremos profissionalizar esta área”, disse Vieira. 
Ele acredita que a iniciativa refletirá na própria modalidade. “Até mesmo na questão do futsal: ter um espaço para poder divulgar e talvez fazer do futsal um esporte profissional”, acrescenta o organizador. A ideia é que em Brusque uma ‘espinha dorsal’ da associação seja formada, com votação para a composição da diretoria.

Programação
A solenidade de abertura está marcada para sexta-feira, às 20h30. A principal palestra ocorre na manhã de domingo. Será ministrada pelo Diretor de Árbitros da CBFS, Daniel Pomeroy. O tema é “regras e orientações para os oficiais da arbitragem”. 
Vieira também destaca duas palestras marcadas para o sábado. A primeira é o membro do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina, Luciano Hostins, que trará explicações para os árbitros sobre relatórios que devem ser encaminhados ao TJD/SC em caso de confusões ocorridas em jogos. 
A outra, serve para trazer um pouco de experiência em decisões, com o ex-árbitro Ideraldo Luiz Marcos, que apitou cinco finais de Liga Nacional. Além disto, a diretoria do Barateiro Futsal foi convidada para explanar sobre a história do clube, conquistas e dificuldades encontradas para manter uma equipe de rendimento.