Brusque sediará inédita sessão solene do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
No ato realizado no salão nobre da Prefeitura de Brusque, na manhã de terça-feira, 28, para homenagear o Cônsul Renaux e apoiar o reconhecimento da Colônia Nova Itália como a pioneira da imigração italiana no Brasil, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), professor doutor Augusto César Zeferino, anunciou que Brusque sediará, de forma inédita, uma sessão solene do Instituto, constituído há 123 anos.
De caráter científico e cultural, o IHGSC foi fundado em 1896, idealizado por José Artur Boiteux, neto do primeiro diretor da Colônia Nova Itália, com a participação de representantes do meio político, cultural e econômico, incluindo professores, comerciantes, industriais e profissionais liberais.
O presidente do IHGSC anunciou também que os temas da solene sessão serão os 160 anos de fundação da colônia que deu origem ao município de São Luiz Gonzaga, Brusque desde 17 de janeiro de 1890, e a obra de Cônsul Carlos Renaux, revisitada após 75 anos de seu falecimento. O encontro ocorrerá em 10 de agosto, às 19h, no teatro do Cescb.