X
X

Buscar

Brusque Shopping obtém autorização ambiental para corte de vegetação

Com aval do IMA, empreendimento fica mais próximo de virar realidade

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) do estado concedeu autorização de corte à Sacs Consult, que anuncia a intenção de implantar o Brusque Shopping. A licença ambiental foi publicada em edital na última segunda-feira, 10.

A autorização era um dos principais entraves para que o empreendimento se torne realidade. O processo de liberação do shopping center está na prefeitura há anos.

Desde o início do ano, o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) aguardava o licenciamento ambiental. Também faltam outros documentos para liberar o alvará de construção.

A presidente do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) e diretora de Análise Projetos do Ibplan, Jiane Mara Heil, diz que representantes da empresa já estiveram na prefeitura e informalmente contaram que pretendem iniciar a terraplanagem no começo de 2019. O aval do IMA já lhes permite fazer este tipo de intervenção.

O Ibplan também concedeu uma autorização para que seja instalado no local um tapume. No entanto, ainda faltam detalhes para a liberação da construção.

Segundo a diretora, a parte que diz respeito aos bombeiros ainda está pendente. Enquanto isso, a Sacs pode tocar apenas aspectos acessórios da obra, sem de fato começar o fundamento.

A reportagem tentou contato com Sérgio Manzalli, sócio da Sacs Consult, por diversas vezes, mas não obteve sucesso.

História antiga
O Brusque Shopping ficará no terreno em frente ao Angeloni. A área pertence à Comunidade Luterana, que a negociou a permuta com empresa paulista, em agosto de 2015.

Houve vários adiamentos para o início da obra depois disso. Em 2017, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), por meio do Comcidade, exigiu que a empresa faça uma série de obras viárias no Maluche e no Centro (perto do Imigrantes Hospital).

A empresa aceitou as exigências e, com isso, o processo dentro do Comcidade teve continuidade. Conforme já noticiado por O Município, desde o início deste ano a liberação no Ibplan estava parado.

O projeto do Brusque Shopping Center prevê um empreendimento de porte médio. Segundo informado ao jornal em maio de 2016, o primeiro shopping center do município deverá ter 150 lojas.

O novo centro de compras deverá gerar entre 600 e 700 empregos na obra. Depois de inaugurado, serão 1,2 mil postos de trabalho.

Na época, o investimento estimado para que o projeto ficasse pronto era de R$ 110 milhões. O valor deve subir devido à inflação que fez os preços aumentarem desde então.