Brusque sofre gol nos minutos finais e perde para o América-RN em Natal
Quadricolor buscou empate no primeiro tempo, perdeu chances de virar e tem a terceira derrota na Série C
O Brusque perdeu por 2 a 1 para o América-RN na noite deste domingo, 11, na Arena das Dunas, pela oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa abriram o placar com Rafinha, Madison empatou para o quadricolor e Rafinha, novamente, marcou o gol que definiu o jogo. A equipe brusquense desperdiçou chances de virar o jogo e terminou com sua terceira derrota na competição.
Com o resultado, o Brusque deixa o G-8 e é o atual nono colocado, com 11 pontos. Ainda pode ficar mais distante da zona de classificação a depender dos jogos desta segunda-feira, 12. A vitória levou o América-RN à 16ª posição, fora da zona de rebaixamento.
Pressão insustentável
O América-RN começou assustando com menos de 40 segundos de jogo. Wallace e Gustavo Ramos caíram na disputa de bola e os donos da casa pediram pênalti. Na sobra, o atacante fez o passe para Léo Rafael, que vinha de trás e chutou para o gol. Matheus Nogueira fez excelente defesa e Toty afastou o perigo.
Enquanto o quadricolor demorava a encaixar seu jogo, o América-RN pressionava com posse de bola e fazendo o jogo acontecer em seu campo de ataque. O placar foi aberto aos nove minutos, em falha gravíssima na marcação do Brusque. Após escanteio curto, o cruzamento pela esquerda chegou a Rafinha, que subiu sobe completamente livre na grande área e cabeceou com precisão, no canto alto direito de Matheus Nogueira: 1 a 0.
Aos 11, Léo Rafael chegou à área e chutou firme, cruzado. O goleiro do Brusque fez nova grande defesa.
Bruscão responde
A partir dos 15 minutos, o Brusque começou a impor seu jogo, reequilibrando a disputa pela posse de bola, enquanto o América-RN não conseguia manter o ritmo inicial.
Aos 28, Wallace fez belíssimo passe em profundidade para Guilherme Queiróz, que arrancou rumo à área. O atacante, contudo, perdeu enorme chance, na primeira finalização quadricolor. O goleiro Bruno Pianissolla saiu bem do gol, fechou o ângulo e defendeu.
O gol saiu aos 31. Everton Bala levantou na área e Luiz Paulo afastou. Na sobra, Madison mandou a bomba da entrada da área e estufou as redes, à direita do goleiro. Tudo igual na Arena das Dunas.
A partida ficou bastante aberta. O América-RN teve chute de fora da área com Vini Guedes e um da quina da grande área com Luiz Paulo, mas a bola foi para fora em ambos. Num dos últimos lances da primeira etapa, Luiz Henrique aplicou caneta sobre Vini Guedes e a jogada progrediu até Diego Tavares, que chutou forte de muito longe. A bola passou perto, à direita do goleiro.
Reinício movimentado
O América-RN começou pressionando o Brusque no segundo tempo, mas o quadricolor teve uma boa escapada com Toty. Aos quatro minutos, o lateral avançou até a entrada da área, tinha opções, mas preferiu arriscar o chute. A bola foi para fora, à direita de Bruno Pianissolla.
Instantes depois, após levantamento de Rodriguinho na área, Renan Gorne escorou de cabeça e Léo Rafael chutou de primeira. A bola desviou na defesa brusquense e saiu em escanteio.
O Brusque desperdiçou outro contragolpe aos 13. Guilherme Queiróz avançou em situação muito parecida com a de Toty, minutos antes. O centroavante podia servir Diego Tavares na direita, mas preferiu o chute, que foi cruzado, rasteiro e torto pela linha de fundo.
Chances brusquenses
A partida começou a ter um ritmo mais desacelerado nos minutos seguintes. O Brusque começou a crescer no jogo e teve ótimas chances. Aos 29, Cléo Silva fez belo passe para o meio da área. Alex Ruan dominou, mas quando chutou, Bruno Pianissolla cresceu para fazer a defesa fechando o ângulo, salvando o América-RN.
O quadricolor criou boas chances, quase sempre com a participação de Cléo Silva, e o goleiro do América-RN precisou trabalhar, mas sem o perigo da jogada que havia terminado com Alex Ruan. Faltava caprichar a definição das jogadas.
América mata o jogo
Aos 37, os donos da casa chegaram bem na área e Matheus Nogueira se esticou para fazer grande defesa no chute colocado de Elvinho. Aos 39, Wallace Pernambucano tentou de média distância um chute com efeito. O goleiro quadricolor fez fantástica defesa em seu canto alto esquerdo, com um tapa na bola para lateral.
Matheus Nogueira ainda fez boa defesa em cabeceio de Wallace Pernambucano no meio do gol, aos 42. Mas, no minuto seguinte, em cruzamento de Marcos Ytalo pela direita, Rafinha chegou bem e cabeceou com força para o fundo do gol. Nem Matheus Nogueira pôde fazer nada.
O Brusque ainda tentou reagir, mas sem fazer nada perto do que já havia feito no jogo. Aos 43, Wallace Pernambucano finalizou de dentro da área, mas Matheus Nogueira saiu muito bem do gol para evitar o terceiro gol do América-RN. No último lance, aos 50, Bruno Pianissolla ainda defendeu sem rebote um chute de longe tentado por Rodolfo Potiguar.
Próximo jogo
O Brusque enfrenta o Figueirense às 19h de sábado, 17. O América-RN recebe o Confiança às 16h do mesmo dia, na Arena das Dunas.
América-RN: Bruno Pianissolla; Luan Sales (Marcos Ytalo), Jean Pierre, Gilvan, Luiz Paulo (Rael); Rodriguinho, Guedes, Rafinha; Léo Rafael (Elvinho), Renan Gorne (Wallace Pernambucano) e Gustavo Ramos (Gabriel Silva).
Técnico: Thiago Carvalho
Brusque: Matheus Nogueira; Toty, Éverton Alemão, Wallace, Airton; Rodolfo Potiguar, Madison (Jhemerson); Diego Tavares (Cléo Silva), Luiz Henrique (Iran Sidny), Everton Bala (Alex Ruan); Guilherme Queiróz (Lucas Poletto).
Técnico: Robson Agondi (aux. técnico)
Assista agora mesmo!
Veja cenas exclusivas do especial que revela histórias nunca antes reveladas das igrejas de Guabiruba: