Brusque tem 14º melhor índice de desenvolvimento humano do estado
Em ranking divulgado semana passada, a cidade ocupa a 56ª posição no Brasil, empatada com Itajaí
Em ranking divulgado semana passada, a cidade ocupa a 56ª posição no Brasil, empatada com Itajaí
Brusque é a 14ª cidade de Santa Catarina melhor posicionada no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) 2010 e a 100ª melhor do Brasil. A cidade ocupa a 56ª posição, empatada com Itajaí. A informação foi divulgada na semana passada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), responsável pela elaboração do ranking. Guabiruba aparece na 467ª posição e Botuverá na 1.191ª.
Leia também: Museu de Botuverá deve ser inaugurado em agosto
O índice, publicado com o nome de Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, analisa os 5.565 municípios brasileiros e avalia as respostas da população nos Censos de 1991, 2000 e 2010. Educação, longevidade e renda são os três pontos levados em consideração. Quanto mais perto do número 1 a cidade chega, melhor é a qualidade que oferece aos moradores.
Longevidade é o item com melhor pontuação em Brusque – 0,894, seguido de renda 0,794 e educação – 0,707.
Na lista aparecem 23 municípios de Santa Catarina, o que posiciona o estado como o terceiro melhor entre todos do país. Entre as três cidades catarinenses melhores colocadas no ranking estão Florianópolis em 3º, Balneário Camboriú em 4º, e Joaçaba em 8º.
A secretária de Educação, Gleusa Fischer, diz que Brusque vem numa crescente na educação e que é resultado dos investimentos feitos no setor. Ela destaca a melhoria nos espaços, melhoria salarial dos profissionais e o ingresso de professores especializados.
Conforme dados de 2015, Gleusa afirma que 80% dos professores da Educação Infantil, além do Ensino Superior, tinham uma especialização. “Estar nesta posição em mais de 5 mil municípios é a demonstração do trabalho e dos investimentos feitos. Com certeza há uma evolução na qualidade da educação pública”.
O secretário de Assistência Social e Habitação, Rodrigo Cesari, diz que o resultado mostra a força da comunidade brusquense. “Nenhum governo conquistaria esse resultado se a população não desse retorno. São as pessoas que fazem a cidade e por isso Brusque está neste nível e certamente a tendência é que melhore cada vez mais”.