Brusque tem 16 pessoas desaparecidas; delegado fala sobre investigações

Número consta no site da Delegacia de Pessoas Desaparecidas de Santa Catarina

Brusque tem 16 pessoas desaparecidas; delegado fala sobre investigações

Número consta no site da Delegacia de Pessoas Desaparecidas de Santa Catarina

O site da Delegacia de Pessoas Desaparecidas de Santa Catarina mostra o registro de 16 pessoas desaparecidas em Brusque. São desde adolescentes – o mais novo tinha 17 anos na data do desaparecimento – até um idoso de 70 anos.

Na página desaparecidos.sc.pc.gov.br, é possível filtrar os dados por cidade. Na maioria dos casos, aparece o nome completo da pessoa, idade e data do desaparecimento.

No caso de Brusque, o registro de desaparecimento mais antigo é de novembro de 2011. Já o mais recente é de setembro deste ano.

O delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Brusque, Alex Bonfim Reis, explica que, até pouco tempo, as investigações sobre desaparecimentos eram responsabilidade da delegacia da comarca. Porém, há cerca de um mês, esses casos passaram para a DIC.

“A delegacia realizava as diligências iniciais e se deparasse com algum crime envolvendo a pessoa desaparecida, repassava para a DIC, mas recentemente ficou a cargo da DIC apurar esses fatos”.

Reis afirma que a principal dificuldade na investigação dos casos de desaparecimento é o tempo, já que o registro do desaparecimento geralmente é feito dias depois.

“Quando acontece um crime, temos conhecimento poucas horas depois, o que significa que podemos trabalhar rapidamente. O desaparecimento só é registrado dias depois e essa é a maior dificuldade, já se passou muito tempo, não conseguimos rastrear nada dessa pessoa depois de um ou dois dias do último contato, os vestígios vão se apagando e demora na localização”.

Por isso, o delegado destaca que é importante registrar um desaparecimento o quanto antes e com o máximo de detalhes do último contato que se teve com a pessoa.

“Não existe o prazo de 24 horas. O que existe é o bom senso. Se a pessoa foi caminhar na mata, chegou a noite e não voltou, deve-se procurar imediatamente a delegacia. Se a pessoa saiu pra comprar um produto, passou três, quatro horas e ainda não voltou, ainda não é considerado desaparecimento”.

A partir do momento que se percebe um caso de desaparecimento, é fundamental que a pessoa que foi registrar a ocorrência forneça o maior número de detalhes possível.

“Qual foi a última vez que manteve contato, horário do último contato, com quem saiu, para onde ia, ia encontrar quem, quais roupas estava usando? Todos esses detalhes são importantes. Também é preciso levar uma foto recente da pessoa ou indicar o perfil no Facebook”.

O delegado destaca que na maior parte dos casos, a pessoa desaparecida acaba retornando para casa voluntariamente após alguns dias. “Há algumas exceções, em que a pessoa é vítima de algum crime ou de suicídio, mas a regra é que retorne pouco tempo depois”.

Quando a polícia encontra a pessoa dada como desaparecida, na maior parte das vezes, ela está bem e não quer contato com familiares e amigos.

“Nestas situações, embora encontremos a pessoa, não há nada que possa ser feito. O fato dela não querer contato com a família não é crime. A polícia não pode obrigar a voltar. Já tivemos casos de encontrar pessoas em São Paulo que não quiseram voltar. Só nos cabe avisar a família que a pessoa está bem”.

Como a DIC assumiu os casos há pouco tempo, o delegado não sabe dizer se os dados do site da Delegacia de Desaparecidos de Santa Catarina estão atualizados.

Lista de desaparecidos de Brusque

Alex Capistrano
24 anos
Desaparecido em 24 de agosto de 2014

Driele Cavalheiro
28 anos
Desaparecida em 11 de setembro de 2019

Elizabete dos Santos de Lima
25 anos
Data de desaparecimento não informada

Janea Graciela dos Santos Silva
36 anos
Desaparecida em 17 de novembro de 2016

Luciana Marques dos Santos
42 anos
Desaparecida em 15 de dezembro de 2011

Lucilene Ramos
34 anos
Desaparecida em 12 de dezembro de 2017

Luis Carlos Domingues
45 anos
Desaparecido em 12 de novembro de 2016

Maicon Augusto Marques
34 anos
Desaparecido em 4 de setembro de 2020

Marcelino Paulo Simon
48 anos
Desaparecido em 14 de agosto de 2019

Maria da Luz da Silva
45 anos
Desaparecida em 13 de abril de 2015

Marlon Schneider
17 anos
Desaparecido em 24 de outubro de 2019

Pablo Henrique Pamplona
17 anos
Desaparecido em 9 de agosto de 2013

Sebastião de Lima
70 anos
Desaparecido em 16 de novembro de 2011

Tatiana Trancoso de Britto
31 anos
Desaparecida em 22 de fevereiro de 2020

Wendel Severino
21 anos
Desaparecido em 12 de julho de 2020

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo