Brusque tem 91 pacientes na fila de espera por cirurgias eletivas; veja as especialidades com mais demanda
De acordo com a Secretaria de Saúde, prazo médio para realização das cirurgias é de 60 dias
De acordo com a Secretaria de Saúde, prazo médio para realização das cirurgias é de 60 dias
A Secretaria de Saúde contabiliza 91 pacientes na fila de espera por cirurgias eletivas em Brusque. O número consta em ofício enviado à Câmara de Vereadores em resposta ao pedido de informação do vereador Ivan Martins.
De acordo com o ofício, desses 91 pacientes em espera, 49 aguardam na fila pela autorização da cirurgia no Hospital Azambuja e outros 42 no Hospital Dom Joaquim.
A cirurgia eletiva é uma cirurgia programada, que não é considerada de urgência, em que o médico agenda o dia e o horário conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.
A urologia é a especialidade com maior demanda. Ao todo, 45 pacientes solicitaram procedimento nesta especialidade no Hospital Azambuja e outros 22 no Hospital Dom Joaquim, um total de 67.
A especialidade também tem a data mais antiga de solicitação de cirurgia: 13 de novembro de 2020, ou seja, o paciente está aguardando há quase dois anos pelo procedimento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, alguns procedimentos desta especialidade, como a retirada de cálculo renal, estão represados porque o aparelho necessário para a cirurgia está aguardando reparo sob responsabilidade do hospital.
Ainda segundo a pasta, dentro dos 67 pacientes na fila da urologia, 52 pacientes aguardam por este procedimento específico. Por isso, serão realizados dois procedimentos por mês via contrato pelo Hospital Azambuja, pela equipe de urologistas da unidade até o conserto do equipamento.
Como a demanda é grande, a secretaria aguarda também a possibilidade de encaminhamento destes usuários para outros hospitais de referência em urologia, dentro da Política Hospitalar Catarinense.
Além da urologia, há pacientes que solicitaram cirurgias em outras especialidades como ginecologia (4), ortopedia (11), otorrino (2) e cirurgia geral (7).
Outros 584 pacientes já tiveram as cirurgias autorizadas, e aguardam apenas a data da cirurgia que deve ser realizada entre outubro e dezembro. Desses, são 239 no Hospital Azambuja e outros 345 no Hospital Dom Joaquim.
No Hospital Azambuja, a cirurgia geral é a especialidade com mais pacientes em espera: 75.
Há ainda os que esperam por cirurgia pediátrica (21), cirurgia torácica (4), plástica corretiva (20), cirurgia vascular (3), ginecológica (55), ortopédica (30), cirurgia buco maxilo (5), mastologia (17) e urologia (9).
A cirurgia geral também é a especialidade com maior demanda no Hospital Dom Joaquim: 153.
Também há os que aguardam por um procedimento de otorrino (64), urologia (32), ortopedia (81), proctologia (7) e cirurgia vascular (8).
Segundo a Secretaria de Saúde, o prazo médio para a realização das cirurgias eletivas em Brusque é de 60 dias. Cabe ressaltar que, nos últimos anos, houve uma demanda acumulada desse tipo de cirurgia, que não foi realizada durante a pandemia de Covid-19.