X
X

Buscar

Brusque tem julho mais quente dos últimos anos

Meteorologista afirma que tempo atípico se deve ao fenômeno El Niño

Envie sua fotos, vídeos, reclamações ou sugestões de reportagem pelo aplicativo Post-up: o canal direto entre você e os jornalistas do Município Dia Dia. Clique aqui e veja como é fácil usar.

Julho chega ao fim hoje como o mais quente dos últimos anos em Santa Catarina, já que raros foram os dias frios durante o mês em todo o estado. Nas últimas semanas, inclusive, o sol predominou deixando as tardes mais quentes, com cara de primavera em pleno inverno.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, as características de julho foram semelhantes a junho, com pouca nebulosidade, chuvas acima da média e ausência de massas de ar frio. “O céu encoberto dificultou o avanço de ar mais frio, por isso, tivemos temperaturas míninas acima do esperado. Nos últimos dias, além de impedir a frente fria, o bloqueio manteve massas de ar quente mais fortes “, diz.

A meteorologista afirma que o clima atípico deste inverno é consequência do El Niño – fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico.
Temperaturas em Brusque

De acordo com as informações de Ciro Groh, que todos os dias registra as temperaturas mínimas e máximas de Brusque por meio da sua réplica de estação meteorológica montada em sua casa, no bairro Rio Branco, o município também registrou temperaturas míninas e máximas mais altas durante o mês de julho, se comparado com o mesmo mês em 2013 e 2014.

Em julho de 2013, Brusque teve dez dias com temperaturas mínimas registradas abaixo de 10ºC, sendo que no dia 24, a mínima foi de 0,2ºC. Em 2014 foram quatro dias abaixo de 10ºC, com a menor temperatura em 6,70ºC nos dias 19 e 20. Já neste ano, Brusque teve apenas um dia com mínima abaixo dos 10ºC: 5 de julho, com 7,70ºC.

Pelos dados de Groh, comparando os três anos, a média da temperatura mínima também aumentou. Em 2013 a média foi de 11,3ºC, em 2014 subiu para 14,09ºC e neste mês passou para 15,19ºC.

As máximas também aumentaram em Brusque. Em julho de 2013, a maior temperatura registrada no mês foi de 28,9ºC, com uma média de 21,4ºC; em 2014, a máxima registrada foi de 27,3ºC, com média de 21,95ºC, já neste ano, a maior temperatura foi registrada ontem: 28,2ºC, resultando em uma média de máximas no mês de 22,19ºC.
Virada no tempo

A meteorologista afirma que a primeira quinzena de agosto deve continuar com as temperaturas mais elevadas. O tempo deve mudar a partir do dia 13 de agosto, quando uma frente fria deve avançar pelo estado, trazendo o retorno da chuva. “A chuva que deve chegar na segunda quinzena de agosto pode até trazer problemas. O estado deverá fechar o mês de agosto com chuvas acima da média”.
Para este fim de semana, a meteorologista destaca que o sol e o calor devem continuar predominando, sem risco de chuva.