Brusque tem julho mais quente dos últimos anos
Meteorologista afirma que tempo atípico se deve ao fenômeno El Niño
Julho chega ao fim hoje como o mais quente dos últimos anos em Santa Catarina, já que raros foram os dias frios durante o mês em todo o estado. Nas últimas semanas, inclusive, o sol predominou deixando as tardes mais quentes, com cara de primavera em pleno inverno.
De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, as características de julho foram semelhantes a junho, com pouca nebulosidade, chuvas acima da média e ausência de massas de ar frio. “O céu encoberto dificultou o avanço de ar mais frio, por isso, tivemos temperaturas míninas acima do esperado. Nos últimos dias, além de impedir a frente fria, o bloqueio manteve massas de ar quente mais fortes “, diz.
A meteorologista afirma que o clima atípico deste inverno é consequência do El Niño – fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico.
Temperaturas em Brusque
De acordo com as informações de Ciro Groh, que todos os dias registra as temperaturas mínimas e máximas de Brusque por meio da sua réplica de estação meteorológica montada em sua casa, no bairro Rio Branco, o município também registrou temperaturas míninas e máximas mais altas durante o mês de julho, se comparado com o mesmo mês em 2013 e 2014.
Em julho de 2013, Brusque teve dez dias com temperaturas mínimas registradas abaixo de 10ºC, sendo que no dia 24, a mínima foi de 0,2ºC. Em 2014 foram quatro dias abaixo de 10ºC, com a menor temperatura em 6,70ºC nos dias 19 e 20. Já neste ano, Brusque teve apenas um dia com mínima abaixo dos 10ºC: 5 de julho, com 7,70ºC.
Pelos dados de Groh, comparando os três anos, a média da temperatura mínima também aumentou. Em 2013 a média foi de 11,3ºC, em 2014 subiu para 14,09ºC e neste mês passou para 15,19ºC.
As máximas também aumentaram em Brusque. Em julho de 2013, a maior temperatura registrada no mês foi de 28,9ºC, com uma média de 21,4ºC; em 2014, a máxima registrada foi de 27,3ºC, com média de 21,95ºC, já neste ano, a maior temperatura foi registrada ontem: 28,2ºC, resultando em uma média de máximas no mês de 22,19ºC.
Virada no tempo
A meteorologista afirma que a primeira quinzena de agosto deve continuar com as temperaturas mais elevadas. O tempo deve mudar a partir do dia 13 de agosto, quando uma frente fria deve avançar pelo estado, trazendo o retorno da chuva. “A chuva que deve chegar na segunda quinzena de agosto pode até trazer problemas. O estado deverá fechar o mês de agosto com chuvas acima da média”.
Para este fim de semana, a meteorologista destaca que o sol e o calor devem continuar predominando, sem risco de chuva.