Brusque tem mais de 100 jovens aprendizes contratados; saiba como se cadastrar
Faixa etária dos contratados é entre 14 a 19 anos de idade
Em Brusque, aproximadamente 110 jovens aprendizes estão com contratos ativos pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-SC). A faixa etária dos jovens contratados através da agência é de 14 a 19 anos de idade.
A entidade sem fins lucrativos e de assistência social tem como objetivo o ingresso de jovens no Mundo do Trabalho. Segundo a coordenadora da agência em Brusque, Catia Maffezzolli, neste ano foi percebido o início da retomada da economia, como o Ministério da Economia se mostrou mais atuante no cumprimento de cotas. “Isso contribuiu para o aumento nas contratações dos aprendizes em 2021”, conta.
Ela explica que, pela Lei da Aprendizagem n° 10.097/2000, todas empresas que possuem mais de sete colaboradores CLT, com algumas exceções, deverão obrigatoriamente contratar de 5% a 15% do seu quadro de colaboradores como jovem aprendiz.
De acordo com a lei, a remuneração do aprendiz é calculada com base no salário mínimo/hora. A jornada de trabalho pode ser de quatro ou seis horas divididas entre atividades práticas nas empresas e teóricas no CIEE. Além disso, os contratados têm direito a todos os benefícios concedidos aos demais empregados, desde que haja previsão expressa nos acordos ou convenções coletivas.
Em Brusque, a maioria dos aprendizes são contratados para as áreas administrativa, bancária, vendas, etiquetagem e embalagem e comércio. A média de salário oferecida no site do CIEE é de R$ 1 mil por mês. Os contratos variam de o curso e carga horária diária do aprendiz, sendo que os contratos são entre 16 a 24 meses.
Empresas
O CIEE compartilha com as empresas a implantação do Programa de Aprendizagem oferecendo capacitação, avaliação periódica, acompanhamento com o gestor na empresa e com a família. Também pode exercer o papel de contratante, fazendo registro na CTPS, folhas de pagamento e administrando benefícios. Ao final do curso confere o certificado de aprendizagem profissional aos jovens.
Para se adequar, as empresas precisam procurar o CIEE. Catia explica que pode ser feito contato para solicitar uma visita in loco ou entrar em contato pelo WhatsApp (48) 9-9929-0165 e pelo telefone (47) 3396-8505.
Jovens
Para buscar as vagas, é necessário acessar o site do CIEE/SC, o www.cieesc.org.br. Lá, os jovens podem fazer o cadastro, consultar vagas e se encaminhar para as vagas. Para isso, é preciso clicar em Aprendizagem e em Pesquisa de Vagas.
Outra opção é comparecer no próprio CIEE, localizado na rua Felipe Schmidt, 31, sala 305, no bairro Centro, em Brusque. Em caso de dúvidas, o telefone e o WhatsApp é o 3396-8506.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube