Brusque tem mais de 13 mil pessoas com título de eleitor cancelado
Para poder participar do pleito, eles precisam regularizar sua situação eleitoral até 6 de maio
Brusque conta com 87.215 eleitores regularizados, de acordo com dados são Justiça Eleitoral atualizados até março. O número é 2,9 mil a mais do que registrado em junho do último ano, quando estavam aptos 84.299 títulos.
Contudo, de acordo com o chefe do cartório da 5ª Zona Eleitoral de Brusque, Osvaldo Atanazio, muitas pessoas ainda precisam regularizar o documento para poderem votar em outubro.
Precisam fazer o cadastramento os novos eleitores, os transferidos de outros municípios (é necessário morar no mínimo três meses na cidade) e aqueles que tiveram o título cancelado por não terem feito a biometria.
Em Brusque, são somados 13.815 títulos cancelados. Ou seja, aqueles que não compareceram na revisão do eleitorado ou cadastramento biométrico, ou que não tenham votado em três eleições consecutivas, não justificaram e não pagaram a multa, e aqueles que faleceram.
O local também atende os municípios de Botuverá e Guabiruba. Em Botuverá, são 4.168 eleitores aptos e 468 títulos cancelados. Já Guabiruba, são 15.059 aptos e 2.118 cancelados.
Muitos destes precisarão regularizar o documento e a expectativa é que o interesse será maior por ser ano eleitoral. Além disso, o prazo final para a regularização está próximo: 6 de maio.
Atendimentos serão feitos de forma remota
De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC, em sessão realizada no dia 2 de abril, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina aprovou o atendimento remoto emergencial ao eleitor no âmbito da Justiça Eleitoral catarinense, a fim de reduzir os riscos decorrentes da Covid-19.
A medida, que entrou em funcionamento no dia 6 de abril, atende ao eleitor que desejar fazer o alistamento, transferir seu domicílio eleitoral ou revisar seus dados cadastrais durante o período de enfrentamento à pandemia.
Para obter o atendimento, o eleitor encaminhará requerimento por meio do serviço “Atendimento Remoto Emergencial ao Eleitor”, disponibilizado na página da internet do TRE-SC, preenchendo os dados solicitados e encaminhando os respectivos documentos.
O eleitor deve seguir os seguintes passos para obter o serviço:
1) Acessar o serviço Título Net dentro do formulário e fazer um pré-atendimento, que irá gerar um número de protocolo;
2) Retornar ao formulário de Atendimento Remoto Emergencial ao Eleitor e preencher os campos: a) Número de protocolo do Título Net; b) Nº da Zona Eleitoral para a qual deseja atendimento; c) Informações do requerente (nome, CPF e dados de contato);
3) Após o preenchimento, o eleitor deve adicionar imagens da documentação: frente e verso de documento oficial de identificação; comprovante de residência; fotografia do rosto, estilo selfie, segurando o documento oficial de identificação (frente e verso); fotografia do “cartão de assinaturas” com três assinaturas (em papel branco, devendo ser iguais à constante do documento de identificação); e imagem do comprovante de quitação militar (apenas para homens de 18 a 45 anos fazendo o primeiro título);
4) Depois, é só clicar em “Protocolar” e aguardar a resposta do cartório eleitoral.
A Zona Eleitoral do respectivo eleitor fará a análise das informações prestadas e dos documentos apresentados, e poderá solicitar informações adicionais, caso necessário.
Em seguida, a solicitação do cidadão será apreciada pelo juiz eleitoral. Em caso de aprovação, o eleitor será comunicado por meio dos contatos indicados por ele.