Brusque tem novo caso suspeito do coronavírus
É o quarto caso com a suspeita, outros três já foram descartados
É o quarto caso com a suspeita, outros três já foram descartados
Mais um caso suspeito do novo coronavírus é notificado em Brusque. Em boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, além do município, documento também registra um caso suspeito em São João Batista, um em Nova Trento, um em Tijucas, um em Itajaí e dois em Blumenau.
Dois casos foram confirmados no estado, na tarde desta nesta quinta-feira, 12. Também, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na manhã desta quinta, Santa Catarina já conta com 67 casos suspeitos.
Segundo o secretário da pasta em Brusque, Humberto Fornari, o caso, registrado nesta quarta-feira, 11, já está sendo investigado. É o quarto caso com a suspeita, os outros três já foram descartados.
Trata-se de uma pessoa, sem gênero ou idade divulgados pela secretaria, que chegou recentemente de uma viagem internacional. Entretanto, apresentou sintomas de gripe forte, como febre alta.
O secretário informa que, a partir do caso suspeito, as pessoas próximas, como familiares, também começam a ser acompanhadas. “Até a chegada da confirmação a gente fica monitorando todas as pessoas e todos os contatos, todo mundo que estiver na mesma casa”, conta.
Segundo ele, a primeira confirmação demora 24 horas. Após este teste, é preciso fazer o teste confirmatório, que tem demora em torno de uma semana para atestar a confirmação.
Fornari indica que a melhor forma de prevenção é higienizar as mãos. Outra indicação se for espirrar ou tossir, e não tiver um lenço, é usar o cotovelo. O uso da máscara é indicado para quem já apresenta os sintomas, para não contaminar outras pessoas.