Brusque tem primeira motocicleta do Brasil com maior pneu do mundo
Nome Monster 400 faz referência à roda de 400 milímetros
Brusque agora é lar da primeira motocicleta no Brasil a ter o maior pneu do mundo. A Monster 400, nome que faz referência à roda de 400 milímetros, é uma das únicas no mundo com este item. “A gente pesquisou e só tem três no mundo. No Brasil tem uma, que está em Brusque”, diz o empresário brusquense Gilberto Rosa, o Betão.
A motocicleta foi criada pela Easy Rider Motors, que se dedica à customização de motocicletas. A cada cinco anos a empresa se desafia a lançar uma motocicleta personalizada para movimentar o mercado.
Há dois anos surgiu a motivação de criar uma com o maior pneu do mundo. Com a ajuda de contatos no país estrangeiro, Betão conseguiu importar o pneu, que chegou Brusque no dia 1º de outubro de 2019. A peça veio da produção de um customizador da Califórnia, Estados Unidos. O investimento foi de cerca de R$ 9,2 mil.
A motocicleta foi produzida do zero, com trabalho direto de uma equipe de cinco pessoas e colaboração de diversos outros profissionais, desde o auxílio para a criação da cor até performance do motor. “Indiretamente foram 22 pessoas cruciais para o projeto sair 100%”, conta o empresário.
A pandemia da Covid-19 trouxe alguns desafios financeiros, mas a motocicleta saiu do papel depois de 14 meses de desenvolvimento. “Foi um projeto muito ousado”.
Características da Monster 400
A Monster 400 é uma motocicleta com rodas da marca americana Perfomance Machine. A traseira tem medidas de 400 milímetros (mm) e aro 17. A dianteira tem aro 21.
O chassi da moto, ou seja, a estrutura, foi fabricado artesanalmente, assim como o para-lamas, o guidão e as balanças, todos fabricados em aço carbono. O escapamento foi produzido a mão, em titânio.
“A moto tem uma ciclística perfeita devido ao chassi ter sido produzido exclusivamente para esse jogo de rodas”, explica o empresário.
O motor é original 1600, da Harley Davidson, com aproximadamente 75 cavalos (cv), que após mudanças tem cerca de 140 cv.
“Para esse ganho elevado de potência foram adicionados power comander e filtro de ar eletrônico da marca Kuryakym, famosa no mundo inteiro por seus produtos de qualidade”, comenta Betão.
O projeto mecânico e elétrico foi desenvolvido em parceria com a Doctor Motors, a cargo do mecânico e proprietário Fernando Sbaderlatti. Outro participante do projeto foi Luiz Henrique Souza, que auxiliou nos assuntos referentes aos itens da Harley Davidson.
Pioneirismo
A motocicleta é a primeira no país a ter um controle remoto. O software, criado por um engenheiro, permite controlar a Monster 400 pelo celular, desde ligar até configurar a potência. “No Brasil é uma novidade. Estamos sendo pioneiros”, afirma Betão.
O módulo original da motocicleta foi retirado, assim como o chicote elétrico, e foi desenvolvido um único para a Monster 400. A responsável pelo desenvolvimento foi a Athlon, com a supervisão do engenheiro Jonata Apolinário.
O software é programável totalmente pelo celular. “Esse projeto possibilita fazer auto diagnóstico de toda moto, incluindo o sistema injeção com queima combustível total e toda parte elétrica, como regulagens de amperagem e totais falhas nos sensores”, explica o empresário.
Além do mais, o software ainda permite um diagnóstico para reconhecer e evitar futuros problemas.
Com o programa foi feito um remap 2 da motocicleta, dando uma potência elevada, que pode ser regulada pelo celular.
O empresário brusquense procurou o jornal O Município para divulgar a motocicleta pela primeira vez. Nesta semana, ele viajará pelo país apresentando a criação para outros veículos de comunicação.