Brusque tem quase 5 mil imóveis desocupados, mostra levantamento do IBGE
Levantamento mostra que o município tem mais de 56,2 mil domicílios no total
Levantamento mostra que o município tem mais de 56,2 mil domicílios no total
Os dados do recenseamento demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022 apontam que Brusque tem quase 5 mil imóveis não ocupados. Além disso, o município conta com um total de 56,2 mil imóveis.
O levantamento também mostra que do total de imóveis no território brusquense, 50,2 mil são ocupados e outros 965 são ocupados ocasionalmente. Em 2010, ano em que foi realizado o último Censo, Brusque apresentava apenas 33,2 mil domicílios, ou seja, um crescimento de 69,29%.
Guabiruba contabilizou 9,5 mil domicílios no levantamento do IBGE, sendo que 8,3 mil são ocupados, 610 não ocupados e outros 568 são usados ocasionalmente. O Censo de 2010 apontava que existiam 5,6 mil domicílios no município na época., o que representa um aumento de 70,38% de domicílios.
Já em Botuverá existem 2,8 mil domicílios e 1,9 mil são ocupados, enquanto 212 estão vagos e outros 625 são ocupados ocasionalmente. No Censo de 2010, o município tinha 1,4 mil domicílios, ou seja, um crescimento de 91,55%, quase o dobro do número total de domicílios.
Segundo o próprio site do IBGE, os domicílios vagos são aqueles em que não havia nenhum morador na data da coleta dos dados. Já os de ocupação ocasional são os que serviam de moradia ocasional no dia do recenseamento.
O Censo também apresenta os dados sobre a distribuição de domicílios, sendo que 56,2 mil imóveis são particulares e permanentes, 26 coletivos e sete particulares improvisados. A média de moradores nos domicílios particulares e permanentes é de 2,8.
Em Guabiruba, todos os imóveis são particulares e permanentes, sem registros de imóveis coletivos ou particulares improvisados. Ainda de acordo com os dados, o percentual de moradores por domicílio é de 2,93.
Já em Botuverá há apenas um imóvel de uso coletivo, sendo que os outros 2,8 mil são particulares e permanentes. O percentual de moradores por domicílio é de 2,71.
O site do IBGE também explica que os domicílios particulares e permanentes são aqueles construídos exclusivamente para habitação; já o particular improvisado é localizado em uma edificação que não tenha dependências destinadas exclusivamente à moradia, como por exemplo, dentro de um bar, e os locais inadequados para habitação; e os coletivos são as instituições ou estabelecimentos onde a relação entre as pessoas que nele se encontravam, moradoras ou não, na data do levantamento, era restrita a normas de subordinação administrativa.
Para realizar a média de moradores em domicílios particulares permanentes ocupados, o IBGE utiliza os dados da quantidade de moradores em domicílios particulares permanentes ocupados e a quantidade de domicílios particulares permanentes ocupados.
Fé em Nossa Senhora protege capela de temporal no Guabiruba Sul: