Brusque terá atendimento pediátrico 24 horas pelo SUS no pronto-socorro do Azambuja
Novidade foi confirmada pelo secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza
Brusque terá atendimento pediátrico 24 horas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no pronto-socorro do Hospital Azambuja. A novidade foi confirmada pelo secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, e deve ser implantada nos próximos meses.
O serviço é mais uma alternativa para atender uma demanda antiga. A procura por pediatras no serviço público de saúde é grande, mas há muitos anos Brusque, Botuverá e Guabiruba sofrem com a falta de profissionais.
Souza explica que é difícil encontrar pediatras pois há alguns anos diminuiu o interesse nesta formação. Os médicos muitas vezes optam por se especializar em outras áreas porque a pediatria é uma área que não permite explorar procedimentos, por exemplo, como um gastroenterologista, que faz endoscopias. Sem isso, não tem rendimentos além do pagamento mensal.
O assunto já foi tratado em reportagens publicadas por O Município em anos anteriores. A mais recente circulou em 2019. Naquela época, a prefeitura pretendia ter um pediatra na policlínica.
O plano virou realidade e atualmente Brusque tem três pediatras que atendem na Policlínica. No entanto, no momento há um de licença médica, e os demais foram transferidos para o Centro de Triagem para atender as crianças.
O Hospital Azambuja tem uma equipe de pediatria e em breve terá atendimento pediátrico 24 horas no pronto-socorro. O serviço será firmado por meio de novo convênio entre a Secretaria de Saúde e a instituição. A formalização deve ocorrer a partir de maio, mês de vencimento do convênio atual.
Atendimento em Guabiruba e Botuverá
Até o início de 2019 o município de Guabiruba enfrentava dificuldades em contratar um pediatra, mas em julho do mesmo ano uma médica começou a trabalhar na Secretaria de Saúde. Em novembro do ano passado ela tirou licença-maternidade e a pasta abriu editais para contratar um pediatra temporário, mas ninguém se inscreveu.
A secretária de Saúde, Amanda Kormann, explica que neste período sem atendimento pediátrico no município as crianças são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Quando necessário, a secretaria agenda uma consulta terceirizada por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi).
Em Botuverá não há mais procura por pediatras desde 2019. Já naquela época o município havia desistido de buscar pela especialidade. A secretária de Saúde, Marcia Cansian, diz que o modelo adotado tem dado certo para atender a demanda da população.
Os médicos clínicos gerais do programa Saúde da Família atendem as crianças e em caso de direcionamento para algum especialista, a consulta é agendada por meio do Cisamvi.