Uma estrutura completa para coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano já está sendo preparada pela Prefeitura de Brusque para atender os recém-nascidos na cidade. A criação do Banco de Leite Humano de Brusque é uma das propostas do programa Mães de Brusque que funcionará no Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania, e foi anunciada na noite de sexta-feira, 1 de março, durante o evento de inauguração da nova sede da entidade Anjos do Peito.
O local seguirá os moldes do serviço oferecido em Blumenau, que no mesmo dia recebeu a visita de comitiva brusquense liderada pelo prefeito Paulo Eccel, com a secretária de Saúde, Cida Belli, e a vereadora Marli Leandro, líder do governo na Câmara de Vereadores. O objetivo do encontro com a equipe de profissionais que atua na cidade vizinha foi debater o funcionamento da entidade, parceira da Prefeitura de Brusque nas ações de aleitamento humano.
Eccel explica que a visita foi muito produtiva e revela que nas próximas semanas a Prefeitura irá intensificar os serviços de coleta de leite humano, promovendo ainda debates com a comunidade por meio do Conselho Municipal de Saúde para definir as formas de atuação do banco em Brusque. Atualmente, depois de pasteurizado em Blumenau, cerca de 30% do leite humano coletado em Brusque retorna à cidade para atender os recém-nascidos no município.
A secretária de Saúde acrescenta que todo o atendimento prestado pelo Banco de Leite Humano de Brusque será oferecido à população por meio do Sistema Único de Saúde, tendo como porta de entrada as Unidades de Saúde dos bairros. “Nossa intenção também é de estimular a amamentação até o dois anos de idade, possibilitando que todas as crianças tenham acesso ao leite materno e possam crescer saudáveis”, ressalta.
Banco
Os bancos de leite humano são locais para o processamento do leite materno coletado na cidade, fornecido por doadoras, que recebem todo o apoio e as informações necessárias para a retirada do leite da mama e o condicionamento em vidros. O recolhimento do material é feito nas residências pela equipe do banco de leite.
Em Blumenau, a produção média é de 200 litros por mês, disponibilizados aos hospitais Santo Antônio e Santa Catarina e exclusivos à sobrevivência de aproximadamente 50 recém nascidos prematuros no município.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque