Brusque terá estações de bicicletas compartilhadas
Município recebeu 41 bikes, fruto da parceria entre o município e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha
Município recebeu 41 bikes, fruto da parceria entre o município e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha
Quem utiliza bicicleta para se locomover, se exercitar ou mesmo para dar um passeio, em breve terá uma opção compartilhada em Brusque. O município recebeu, na tarde de quarta-feira, 27, a doação de 41 bikes – 30 convencionais e 11 elétricas – e cinco estações de compartilhamento.
A entrega foi realizada na Secretaria de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura de Brusque, por meio do projeto Nakopa, fruto da parceria entre o município e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha.
O sistema, denominado Bbike, terá o projeto piloto implantado inicialmente em fase de teste e posteriormente liberado para a população. “Essa primeira fase levará cerca de três meses.
Neste período, a utilização das bicicletas será liberada para cinquenta usuários, que serão definidos entre alunos da Unifebe (parceira no Projeto), funcionários da Prefeitura e entidades parceiras, como o Fórum da Bicicleta”, explica o arquiteto e urbanista da Setram, Valério de Morais Kosel.
Após a fase de testes, a utilização das bicicletas será liberada para a comunidade, por meio de um aplicativo. As bikes poderão ser retiradas e devolvidas em cinco estações que serão instaladas em pontos estratégicos próximos a avenida Beira Rio.
Os valores para utilização do serviço ainda serão definidos, mas o controle será realizado pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade. “Teremos um software de gestão e a população terá acesso através do portal e app BBike”, completa Kosel.
O objetivo da Prefeitura de Brusque é expandir o sistema gradativamente, com apoio da iniciativa privada na aquisição de novas bicicletas e estações de compartilhamento.
“As oficinas que estão sendo realizadas em todos os bairros vão contribuir muito para este projeto, visto que o plano cicloviário é parte integrante do Plano de Mobilidade, que está sendo construído com a participação popular”, finaliza.