X
X

Buscar

Brusque terá novas torres de telefonia

Licenças para instalação e operação nos bairros Steffen, Cedrinho e Limoeiro foram concedidos pela Fatma

Nas últimas semanas, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) liberou três novas licenças para a instalação e operação de torres de celular em Brusque. As autorizações são para os bairros Steffen, Cedrinho e Limoeiro.

De acordo com a assessora de comunicação do órgão, Claudia De Conto, ainda não é possível saber qual operadora vai ampliar a sua cobertura no município. “Não temos como saber qual operadora vai ampliar o sinal porque são empresas que prestam serviços a elas que entram com o pedido de licença, não são as operadoras”, explica.

Somente neste ano, a Fatma já liberou quase 200 licenças. A instalação de novas torres de telefonia em Santa Catarina faz parte do termo de compromisso firmado pelas empresas junto a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizada em 2014.

“Mais de 500 licenças foram liberadas desde que firmamos o compromisso. Estamos fazendo a nossa parte e queremos chegar até o fim de 2015 com mais 400 licenças concedidas”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.
O processo para liberação da licença é relativamente simples. Assim que o pedido chega, o órgão tem um prazo que pode variar de três meses a um ano para conceder o documento. O principal ponto avaliado pela Fatma é o impacto ambiental que será causado pela torre de telefonia em cada localidade. “A concessão de licenças para telefonia é mais fácil, porque normalmente as áreas onde as torres serão instaladas já estão abertas”.

Além das três licenças concedidas até agora para Brusque, Botuverá e Guabiruba também já receberam a Licença Ambiental Prévia (LAP) e, com isso, a implantação das torres estão permitidas. A torre de Botuverá deve ser instalada no Sítio Ângela e de Guabiruba, no Centro. “Nas próximas semanas poderemos ter mais licenças liberadas para esta região”, finaliza a assessoria.