X
X

Buscar

Brusque termina Parajasc na quinta colocação geral; veja resultados e classificações

Município caiu uma posição em relação a 2018; foram quatro medalhas de ouro, dez de prata e nove de bronze

Brusque encerrou, neste sábado, 19, sua participação nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), disputados em Caçador, Oeste do estado, na quinta posição geral, atrás de Joinville, Itajaí, Chapecó e Blumenau.

Com sete pontos na pontuação geral, o município foi o 3º no segmento de deficientes intelectuais (DI), 5º entre os deficientes auditivos (DA), 7º colocado no segmento de deficientes visuais (DV) e 14º lugar entre os deficientes físicos (DF). Em relação a 2018, os brusquenses conquistaram quatro pontos a menos e desceram uma posição, sendo superados desta vez pelos blumenauenses.

O município participou de 15 modalidades, e foi campeão do torneio de futsal masculino DA e do xadrez masculino DV. A final do futsal foi disputada com Chapecó. Após empate em 2 a 2, os brusquenses faturaram o título nos pênaltis por 3 a 1.

O título no xadrez veio com a união dos bons desempenhos de Sidnei Pavesi, medalhista de prata, e do quinto colocado, Jefferson Souza. Eles conquistaram, respectivamente, 4 e 3 pontos. Os itajaienses Carlos Espíndola, medalhista de ouro, e Ivo Klann, sexto colocado, acumularam seis pontos, um a menos do que os brusquenses.

Em algumas modalidades individuais, os atletas acumulam medalhas buscando os troféus, que por sua vez dão pontos à classificação por segmento (DA, DF, DI, DV). Recebem pontuações à classificação geral o município que ocupar até o quinto lugar nas classificações por segmento.

A equipe de natação, formada por oito competidores, teve competições realizadas em 2 e 3 de agosto, em Indaial. O restante dos jogos foi disputado de 14 a 19 de outubro.

Brusquenses por Itajaí

O projeto brusquense Transcender representa Itajaí nos Parajasc há 10 anos, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL). Com base quase totalmente brusquense, e que treina no município, o time foi heptacampeão no basquete masculino DI, campeão na Bocha Feminina DI, e vice-campeão nos dois naipes da natação.

A equipe colaborou para a campanha itajaiense com dois troféus de primeiro lugar e dois de segundo. Foram conquistadas 13 medalhas de ouro e cinco de prata. O título no segmento Deficiente Intelectual ficou com o Transcender pela quinta vez.

Troféus de Brusque

Ouro – 2 (futsal masculino DA e xadrez masculino DV)
Prata – 5 (bocha masculino DI, basquete masculino DI, xadrez feminino DV, tênis de mesa feminino DA e tênis de mesa feminino DI)
Bronze – 4 (natação feminino DI, natação masculino DI, tênis de mesa masculino DI e basquete cadeirante misto DF)

Medalhas de Brusque

Ouro – 4 (3x natação feminino DI e futsal masculino DA)
Prata – 10 (2x natação masculino DI, 2x tênis de mesa feminino DA; xadrez masculino DV; tênis de mesa feminino DI, tênis de mesa feminino DA, xadrez feminino DV, basquete masculino DI e bocha masculino DI)
Bronze – 9 (7x natação masculino DI; basquete masculino DI e tênis de mesa masculino DI)

Classificação final DA

1º – Chapecó (75) – 13 pontos na classificação geral
2º – Joinville (47) – 8
3º – Blumenau (46) – 5
4º – Caçador (39) – 3
5º – Brusque (24) – 2

Classificação final DF

1º – Itajaí (83,5) – 13 pontos na classificação geral
2º – Joinville (73) – 8
3º – Blumenau (48) – 5
4º – Criciúma (34,5) – 3
5º – Chapecó (29) – 2
14º – Brusque (6,5)

Classificação final DI

1º – Itajaí (68) – 13 pontos na classificação geral
2º – Joinville (47) – 8
3º – Brusque (37,3) – 5
4º – Blumenau (23) – 3
5º – Chapecó (22) – 2

Classificação final DV

1º – Joinville (78) – 13 pontos na classificação geral
2º – Itajaí (71) – 8
3º – Florianópolis (33) – 5
4º – Blumenau (29) – 3
5º – Chapecó (25) – 2
7º – Brusque (21)

Classificação geral

1º – Joinville (37)
2º – Itajaí (34)
3º – Chapecó (19)
4º – Blumenau (16)
5º – Brusque (7)

*Entre parênteses: pontuação no segmento