Brusque trabalha para sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina em 2027
Município recebeu o evento pela última vez em 2010; projeto inclui aumento no investimento e nos resultados esportivos
Município recebeu o evento pela última vez em 2010; projeto inclui aumento no investimento e nos resultados esportivos
Brusque tenta ser sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2027, 17 anos após a última vez em que recebeu o maior evento esportivo do estado.
O prefeito André Vechi falou sobre os planos do município neste sentido, a partir da realização de eventos que servirão de teste, como os Joguinhos Abertos e a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). O plano inclui aumentar os recursos destinados à Fundação Municipal de Esportes (FME) visando o alto rendimento e a luta para que a cidade seja campeã geral dos Jasc.
“Nossa meta é organizar os Jogos Abertos em 2027. Até lá, nosso objetivo é fazer um grande diagnóstico dos equipamentos esportivos da cidade: os ginásios e demais locais onde as modalidades vão ser abrigadas. Ver quais precisam de melhorias, fazer um diagnóstico para investir nas melhorias necessárias”, explica Vechi.
O prefeito estima que, para realizar os Jasc, o município receberia em torno de R$ 1 milhão. “Mas se a gente for botar toda a despesa de pessoal para trabalhar, ambulância em locais de jogos, reformas ou adaptações nos ginásios… Por isso queremos fazer este diagnóstico nos próximos anos, para que em 2027 a gente não tenha este gasto todo com infraestrutura, para que a gente vá diluindo isto ao longo do tempo. Tem, sim, esta ajuda de custo.”
Até 2027, eventos como os Joguinhos Abertos e a Olesc serão testes visando os Jasc em relação a necessidades e custos. A ideia é sediar uma destas competições já em 2025 e alguma outra competição da Fesporte [Fundação Catarinense de Esporte] em 2026. O município tem intenção de receber a fundação no próximo ano para verificar a estrutura já existente.
“Isto para até 2027 a gente já estar com estrutura, expertise da organização de eventos nesta parceria com a Fesporte, para sediar os Jasc com qualidade”, completa.
O processo para sediar os Jasc começa a partir de um ofício do município enviado à Fesporte manifestando o interesse e o Conselho Estadual de Desportos (CED) faz a avaliação dos pedidos. Uma série de quesitos são considerados, incluindo o retrospecto recente como anfitrião de outras competições organizadas pela fundação.
Para o prefeito, a iniciativa integra um movimento de devolver a Brusque um papel de protagonista no esporte catarinense. São projetados investimentos de R$ 1,5 milhão a mais na FME em 2025.
“Boa parte deste recurso é para as bolsas, inclusive para o paradesporto e o esporte da terceira idade. Para a gente ir valorizando os nossos atletas e e ir montando as equipes, ao longo dos anos, para em 2027 a gente ganhar. Nossa ideia não é trazer os Jasc por trazer, não. Nossa ideia é ser campeão geral dos Jasc.”
“Os Jasc são um dos grandes projetos dentro de um contexto maior, de uma política de esportes que queremos valorizar aqui na cidade.”
De 1º a 5 de novembro de 2023, Brusque foi sede da fase regional Leste-Norte, recebendo delegações de 28 municípios e mais de 1 mil atletas. O evento foi uma das classificatórias para os Jasc. Aquela edição foi recebida por Rio do Sul, mas interrompida e cancelada por conta das enchentes.
Brusque foi sede dos Jasc pela última vez em 2010. Na ocasião, o município foi o quarto colocado na classificação geral. Foi campeão do ciclismo e segundo colocado em quatro modalidades: atletismo feminino, bolão 23 feminino, tiro armas longas e vôlei feminino. Obteve a terceira colocação no basquete masculino, no bolão 16 masculino, no bolão 23 masculho, na ginástica rítmica, no remo masculino e no tênis masculino.
Em agosto de 2020, durante a pandemia de Covid-19, a Fesporte teve planos de tirar o evento de Jaraguá do Sul e distribuir modalidades a Balneário Camboriú, Rio do Sul, Blumenau, Timbó, Florianópolis e Brusque. Contudo, no mês seguinte, Brusque desistiu de participar e de sediar o evento e, pouco depois, a Fesporte cancelou a edição.
Ao todo, Brusque foi sede dos Jasc em cinco oportunidades: 1960 (a primeira da história), 1965, 1985, 2000 e 2010, todas como sede única.
Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60: